O Brincar No Maternal III

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

Todos sabem que brincar faz parte do aprendizado de cada criança, por isso faz parte da Educação Infantil proporcionar momentos  significativos de brincadeiras entre as crianças,  dentro da rotina de cada sala.

É pensando nisso que as professoras do Maternal III A proporcionam diariamente as crianças vários momentos onde a brincadeira é o ponto de partida para desenvolver nelas a autonomia,  o espírito de equipe, as relações sociais entre elas.

Brincar de "casinha" é uma das atividades que todos gostam, não só as meninas mas também os meninos.  Quando chega o momento planejado da brincadeira, as próprias crianças pedem para brincar de lavar louça, fazer comida, arrumar a casa, passar roupa, etc.

Jogos como "dominó gigante" é outra brincadeira que as crianças adoram.  Elas  mesmas se organizam, dividindo a turma em grupos para saber quem irá jogar em determinado momento, enquanto  os outros grupos estão realizando outras atividades.

O jogo "ludo" em um primeiro momento foi apresentado pelas professoras.  Foi  o que bastou para que as crianças adorassem e então  incluíssem ele em suas listas das brincadeiras favoritas. Quando jogado já pela segunda vez, as próprias crianças dividiram as equipes, escolheram suas cores e até mesmo ditaram as regras.

Até mesmo o teatro fez parte da brincadeira.  As professoras sugeriram e apresentaram  duas historias de preferência dos alunos, lançando a ideia de que eles escolhessem uma delas para fazer a representação. Não demorou muito para que as crianças começassem a se manifestar decidindo que a história escolhida seria a Chapeuzinho Vermelho, após a escolha  começaram a decidir quem faria cada personagem, que roupa usariam, em que momento iriam aparecer na dramartugia.

Em cada brincadeira é perceptível  o aprendizado das crianças, como autonomia na hora das decisões,  a socialização com os colegas, saber a hora de falar e ouvir, saber perder e ganhar, a utilização do raciocínio lógico, desenvolvendo a parte motora e cognitiva.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Luciana, Vanessa e Marli
00045278.jpg
O Brincar no Maternal III
1/10