Bonecos são uma forma da criança se ver fora so seu corpo.
Além da representatividade, os bonecos inclusivos auxiliam no processo de aprimoramento das características comportamentais das crianças.
De acordo com a Pedagogia Waldorf, o boneco tem uma importância e intimidade no brincar infantil incomparável a dos outros brinquedos. Independentemente de idade ou sexo, o boneco acompanha a criança em todos os seus caminhos, na cama, no brincar, no consolo de suas tristezas e nas suas alegrias. A criança não estabelece este relacionamento com uma bola ou um carrinho
O brincar com bonecos possibilita que a criança se exercite na resolução de problemas, que desenvolva a linguagem e fortaleça suas relações pessoais. O boneco ou a boneca tem espaço preponderante neste brincar, principalmente no que se refere ao campo da afetividade. Afinal, a boneca é a imagem do ser humano. A criança a imita e se identifica com ela.
As crianças foram convidadas a interagirem com seus bonecos nas propostas online e também a construir seus próprios bonecos. Que atividade especial!
* inspirado em conceitos da pedagogia waldorf
Autor:
CMEI Nice Braga
|
Fonte:
Alessandra Ferreira