O Bicho tá solto no CAIC- Aula sobre Reino Animália no Laboratório de Ciências

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Hoje a Página do CAIC teve o privilégio de assistir a aula prática  sobre o Reino Animália, no laboratório de Ciências do CAIC. A professora Giane Silva mais uma vez deu um show de aula sobre os animais vertebrados: peixes (ósseos e cartilaginosos), anfíbios, répteis, aves e mamíferos para os estudantes do 7ºano. Os estudantes estavam acompanhados das professoras Waleska Baggio e  Neida Mara Costa Vale.

Porém, para que uma aula dessa complexidade aconteça, é necessário  planejamento com antecedência, colaboração da escola e trabalho de equipe, pois é graças ao trabalho coletivo que a equipe de Ciências do CAIC está sempre com seu trabalho em evidência.

A aula sobre animais vertebrados teve animais taxidermizados que foram emprestados do Museu de História Natural.  Saiba mais sobre o Museu aqui. A professora Waleska foi buscar os materiais para que a aula ficasse ainda mais interessante para os estudantes.Outros espécimes utilizados na aula já estavam disponíveis no laboratório de ciências da escola.

A professora Giane explicou as características de cada grupo, citando exemplos e explicando esses itens nos exemplares taxidermizados. Os estudantes ficaram sabendo de algumas curiosidades como por exemplo o “chuveirinho” que vemos a baleia fazer quando perde água pela narina na forma de vapor.

Após a explicação da professora Giane os estudantes acompanhados pelas professoras Waleska e Neida deveriam fazer o registro dos animais correspondentes a  cada grupo no caderno de ciências. Durante a realização da atividade eles puderam circular livremente no laboratório para melhor observação e registro.Como colocou o vice-diretor Pedro Rodrigo de Andrade (que é professor de Ciências), " essa união entre teoria e prática é fundamental para que o aluno construa o conhecimento sobre o tema".

Para a estudante Ana Izabel da Silva do 7º B achou que a aula foi uma experiência super legal, “gostei dos animais empalhados e de saber que o golfinho era um mamífero”. Essa satisfação com os resultados pedagógicos  positivos também é compartilhada pela diretora do CAIC Neiva do Prado Leão. “Esse ano foi um  dos melhores  nas aulas do laboratório de Ciências, a equipe de professores tem muito compromisso com os alunos que estão participando ativamente das aulas.”

Parabéns equipe de Ciências do CAIC Bairro Novo!

O crédito das fotos desta postagem é da administradora de página Patricia Molina.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece!

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00054910.jpg
animália
1/20