O abacate

    Publicado por:  Poliane Sieben dos Santos

Em maio de 2022 uma das  crianças da turma do Pré 2A encontrou um caroço de abacate caído no bosque, a partir dali iniciamos uma experiência de observação em nossa sala.
Para a criança, ter a rotina de observar o verde é quase uma aula de Biologia. Elas ficam encantadas quando nasce um broto, sai uma folhinha ou cresce uma flor. Por isso, a Turma do Pré 2 A, aproveitou a semente do abacate para transformar o canteiro da sala e ter uma bela e fascinante vivência.
Nas nossas experiências observamos o desenvolvimento da semente utilizamos microscópio, lupa, binóculos, as crianças estavam sempre atentas às raízes, ao broto  e a possível  chegada das folhas, ajudavam na troca da água que era feita sempre às sextas-feiras, até que daquele broto surgiu as primeiras folhinhas e foi uma festa eles adoraram, cheios de orgulho  todas as professoras que passavam por nossa sala eles mostravam e explicavam  sobre o abacate, na rotina de observação faziam a contagem das folhinhas, fizeram o registro através de fotos e desenho. 
Até que então o grande dia chegou dia 09 de Dezembro resolvemos devolver a terra nossa tão querida semente que tinha se transformado em uma linda muda de abacate.
 Escolhemos um  dia de chuva para a mudinha ficar confortável com a terra encharcada já que estava acostumada a ficar dentro do copo com  água em nossa sala.
Fizemos o plantio e batemos palmas para nossa plantinha pois ela ficará na memória da Turma do Pré 2A, quando passar em volta do Cmei e ver o abacateiro vão lembrar da nossa bela experiência vívida.
 As professoras do Pré 2A Reconhecem que é muito importante incentivar as crianças a vivenciarem situações de participantes e responsáveis pelo nosso ambiente, experimentando e conhecendo a função da terra e da água na vida das plantas, a beleza da flor com suas cores, texturas e cheiros, e assim, contribuir na formação de preservação do mesmo.

 

Autor: Poliane Sieben | Fonte: Prof Solange e Zenilda
00394603.jpg
.
1/7