Núcleo Regional da Educação Boa Vista promove encontro com profissionais que atuam em Bibliotecas Escolares e Faróis do Saber

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Os gestores da informação Andreia Luciana Batista e Paulo Henrique Machado reuniram na última quinta-feira (18/09), as profissionais da Educação (agentes de leitura) que atuam em Bibliotecas Escolares e Faróis do Saber do Núcleo Regional da Educação Boa Vista para mais um encontro formativo.

 

O evento, realizado no Auditório 3 da Rua da Cidadania Boa Vista, consistiu em importante momento de socialização de conhecimentos. Na ocasião, Ilone Maria Semmer e Cristiane de Cássia Coraiola, integrantes da equipe de projetos da Gerência de Bibliotecas e Faróis do Saber (GBFS), realizaram a apresentação do Caderno Pedagógico da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares (RMBE), cujo lançamento ocorreu no final do mês de maio durante a Semana Cultural Literária, em cerimonia na Biblioteca Pública do Paraná.

 

O Caderno Pedagógico foi elaborado fundamentalmente para impulsionar as práticas dos profissionais que atuam nas bibliotecas escolares, servindo de inspiração para todos que acreditam em uma educação de qualidade. Consiste em documento para estudo, pesquisa e troca de boas experiências e que servirá de referencia e estímulo às ações desenvolvidas pelos agentes de leitura e gestores de informação.

 

A publicação também reflete o movimento de formação continuada para agentes de leitura, a fim de promover estudos envolvendo o aprimoramento de trabalhos desenvolvidos na RMBE, com o intuito de integrar a biblioteca à proposta de trabalho das unidades para proporcionar aos estudantes e profissionais um espaço prazeroso de leitura e pesquisa. 
 

Na Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba, o agente de leitura é o (info)educador que está inserido na escola, contribuindo na formação leitora de crianças e jovens. Por meio da articulação com os professores e os projetos pedagógicos de incentivo à leitura, se constitui mediador de transformação social, tendo por objetivo maior a promoção da emancipação cidadã das pessoas das comunidades participantes a partir da expressão. 

 

Confira as fotos das dinâmicas apresentadas pelas agentes de leitura durante o encontro, as quais contribuirão para a potencialização das bibliotecas escolares como espaço pedagógico de circulação de culturas e informação, e que instigarão o gosto pela leitura!

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Paulo Henrique Machado e Andreia Luciana Batista
00046273.jpg
Encontro de Agentes de Leitura do Núcleo Regional de Educação Boa Vista
1/15