Núcleo da Educação do Tatuquara realiza reunião formativa com a equipe pedagógica e multidisciplinar na manhã desta quarta-feira 08/05/19

    Publicado por:  Marina Andretta

 

Reunião Formativa sob a mediação de Sandra Mara Pioto, Gerente do Programa Linhas do Conhecimento, em 08/05/19. 

  .

 

Reunião formativa sob a mediação da Coordenadoria de Tecnologias, com Denise Bechtloff, em 14/03/19. 

  

Reunião formativa sob a mediação da diretora Claudia Cassenotti, do CMAEE Branca Casagrande Sabag, em 03/04/19. 

O Núcleo Regional da Educação do Tatuquara realiza mensalmente reuniões com sua equipe pedagógica e multidisciplinar. Nesta quarta-feira o encontro formativo teve a presença da Gerente do Programa Linhas do Conhecimento, Sandra Mara Piotto, a convite da Articuladora Pedagógica Juliana Luchtenberg.

A reunião aconteceu nesta manhã, em dois momentos. Inicialmente a equipe contou com a presença da Sandra, para a pauta formativa. O enfoque deste encontro foi dado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), destaque ao ODS número 4 “Educação de Qualidade”. Sandra destaca que apesar de ser o ODS número 4 correspondente ao nosso campo de atuação, todas as formações são pensadas e organizadas de forma a associar os 17 ODSs, pois estão essencialmente interligados. As reflexões foram propostas em torno de questões sobre como pedagogos, docentes e a equipe pedagógica do Núcleo podem propor e acompanhar em escolas e CMEIs ações que favoreçam o alcance dos Objetivos. Em seguida a equipe tratou de pauta interna, ligara a demandas da organização pedagógica da Regional.

Foram destacadas as formações que a SME oferta aos docentes nas temáticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tais como a Agricultura Urbana: Contextualizando a Prática Pedagógica a Partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Água e Saneamento no contexto da cidade de Curitiba: Visitação aos espaços ETA, ETE E CEAM para professores de Ciências do 1º Ao 9º ano dentre outras.

Participaram desta reunião formativa as pedagogas de referência, a representante do DIAEE, as professoras do Programa Linhas no Tatuquara, as representantes da Rede de Proteção, a assistente pedagógica, a alfabetizadora da Matemática e o Chefe de Núcleo, Claudinei Alberto.

Ao longo de 2019 também foram realizadas as reuniões formativas: no mês de fevereiro, com a equipe pedagógica e multidisciplinar do Núcleo Tatuquara; em março, sob a mediação da convidada Claudia Cassenotti, diretora do recém inaugurado CMAEE Branca Casagrande Sabbag e em abril, sob a mediação da convidada Denise Bechtloff, da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação. A proposta da Articuladora Pedagógica Juliana é que a cada mês a reunião da equipe multidisciplinar conte com a presença de um convidado das diferentes áreas da SME, para enriquecer o caráter formativo e embasar o grupo em diferentes temáticas, além de abordarem pauta interna relativa às demandas locais.

Autor: NRE Tatuquara | Fonte: Marina Andretta - Assistente pedagógica
00214158.jpg
Reunião formativa realizada no Núcleo da Educação do Tatuquara sobre os ODS
1/4