NREPR SE ENCAMINHA PARA FINALIZAR A ETAPA REGIONAL DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

    Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

E assim, o Núcleo Regional de Educação  vai caminhando para a finalização da etapa regional referente ao Projeto Político-Pedagógico!

Na RME,  considera-se o Projeto Político-Pedagógico como um instrumento teórico-metodológico           que direciona, definindo a ação educativa a ser realizada. Marca, portanto, sua intencionalidade, o trabalho da escola, pois é um plano coletivo e participativo da comunidade educativa, com possibilidades de transformação da realidade. Além disso, o documento expressa a identidade por meio de diagnóstico da realidade local, concepções de sociedade, ser humano, criança/estudante, ensino e aprendizagem, o que  corrobora com a formação humana integral e com os processos de aprendizagem  (CURITIBA, 2020, p. 21).

Na etapa regional , tivemos a participação das/os diretores/as das escolas, dos CMEIs, do CMAEE e da equipe do NRE Portão nas discussões em grupos de trabalho (Gts) com os temas: Contexto econômico, histórico e cultural. Garantia do direito a aprendizagem. Avaliação de sistemas: índices de IDEB e Prova Curitiba. Prática educativa realizada nas escolas e nos CMEIs. Desenvolvimento Profissional. Projetos e Programas.

Nossos estudos e discussões vêm acontecendo desde o mês de março, com momentos assíncronos (textos para leitura e composição de escrita no drive do Gmail conta educação), síncronos (reuniões pelo meet para discussões nos grupos de trabalho) e presenciais com discussões no coletivo.

Estes  momentos têm sido de importantes discussões coletivas para o entendimento, ampliação e registros escritos sobre o contexto geral do NRE Portão, onde tivemos por base a ação-reflexão-ação permeando nossos diálogos e composição do texto final.

Durante todo o movimento,  os grupos de trabalho apresentaram no coletivo a trajetória de estudos e escrita, assim como as reflexões em torno da garantia do direito a aprendizagem para todas as crianças/estudantes dentro do currículo da Educação Infantil e do currículo do Ensino Fundamental. Ao término das discussões, cada um dos participantes fez a escrita de uma palavra que representasse a avaliação do encontro: “Processo democrático, interação, reflexão, trocas, produtivo, compartilhar, interação, parceria” foram algumas palavras que representam nosso NRE Portão!

Agradecemos o comprometimento das equipes diretivas de todas as unidades e da Equipe NRE Portão, na condução deste processo tão importante para nossa formação continuada e coletividade nas discussões!

 

Autor: NREPR | Fonte: DENISE LUCIENE LIPINSKI RUTKOSKI
00352724.jpg
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
1/2