NREPR REALIZA ENCONTROS SOBRE TRANSIÇÃO DOS ESTUDANTES DO 5° ANO

    Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

Durante o mês de novembro tivemos dois momentos junto das equipes gestoras dos colégios estaduais, para discutirmos as ações de transição dos estudantes das turmas de 5ºs para os 6º anos e 9ºs anos para o ensino médio. O objetivo foi de adotar ações conjuntas que garantam aos estudantes uma transição tranquila, neste momento em que ocorre a mudança do atendimento das escolas da rede municipal para as escolas estaduais.

O primeiro momento aconteceu no Colégio Estadual Avelino Antônio Vieira, tendo como diretor, Professor Lino, sua vice Edilamar e a pedagoga Elisabete, e ainda, nosso diretor Guilherme da EM Pe José de Anchieta, diretora Ana Márcia da EM Nova Esperança, e diretora Elisangela da EM Graciliano Ramos. Foi um encontro muito produtivo, com troca de ideias, projetos e encaminhamentos pedagógicos que acontecem nos ambientes escolares.

O segundo momento aconteceu no Colégio Estadual Alcindo Fanaya, tendo como diretora, a professora Solange Brecaillo e sua equipe de pedagogas que nos receberam para a reunião em um espaço acolhedor. A assistente pedagógica do estado, Tania Vilkas, apresentou as equipes gestoras dos colégios:  Doracy Cezarino, Gabriela Mistral, Guaíra, João Bettega, João Turin, José Richa, Lamenha Lins, Lysímaco Ferreira da Costa, Dom Orione, Paula Gomes, Pedro Macedo e Santos Dumont. Também estiveram conosco as equipes gestoras das escolas municipais: Francisco Klemtz, Professor Adriano Gustavo Carlos Robine, Lina Maria Martins Moreira, Itacelina Bittencourt, Professora Nansyr Cecato Cavichiolo, Jardim Santos Andrade, Padre João Cruciani, Miguel Krug, Padre José de Anchieta, Presidente Pedrosa, Professora Maria Nicolas, São Luiz, Desembargador Marçal Justen e Campo Mourão.

Nos encontros foram discutidos a transição de documentos e estratégias para as ações de transição entre os gestores. Por ser um ano pandêmico, teremos os cuidados necessários para as visitas aos colégios estaduais: pensando assim,  planejamos estratégias,  aproveitando os recursos tecnológicos que tanto utilizamos nos últimos tempos,  com a produção de vídeos explicativos sobre o que acontece nas escolas e seus espaços, reuniões on-line, parcerias que poderão ser formadas entre as unidades e convite aos pais/familiares para com seus filhos visitarem o novo espaço educativo, reportando a segurança e confiança que as famílias e estudantes precisam nesse momento de transição. Articular essas ações com os diretores propicia que nossos estudantes sejam acolhidos e acompanhados dentro de suas especificidades, dando melhor qualidade e atendimento no seu caminhar pedagógico e um percurso que precisa ser mantida na sua continuidade, avançando mais e mais para a formação de nossos estudantes.

Agradecemos a receptividade de todas as equipes gestoras que estiveram envolvidas nos momentos de reunião.  Em especial para a diretora do Colégio Estadual Alcindo Fanaya, a professora, Solange Brecaillo; a assistente pedagógica do estado Tânia Vilkas que juntamente com a articuladora pedagógica do NRE-PR Vanessa Caroline da Silva, planejaram as ações e aproximaram as equipes gestoras. Nosso muito obrigada! E não podemos deixar de agradecer pela parceria da Professora Priscila Aline Cardoso e seu assistente Júnior da Faculdade e Instituto de Ensino Superior de Curitiba, que nos agraciaram com um delicioso lanche!  Nosso muito obrigado!

Autor: NREPR | Fonte: DENISE LUCIENE LINPINSKI RUTKOSKI
00322629.jpg
TRANSIÇÃO
1/3