NRE Boa Vista realiza primeira reunião do ano letivo de 2020 com equipes gestoras das unidades educacionais

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Na última sexta-feira (28/02), a equipe do Núcleo Regional da Educação (NRE) Boa Vista recebeu os(as) gestores(as) das 24 Escolas Municipais, dos 26 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Professora Arlete Procotte para a primeira reunião do ano letivo de 2020, no Auditório 3 da Rua da Cidadania Boa Vista.

O encontro teve como objetivo apresentar e debater as ações pedagógicas e administrativas que nortearão os trabalhos nas unidades educacionais ao longo deste ano. Esse momento foi conduzido pela chefe do Núcleo, Michele Prado, que deu as boas-vindas aos profissionais da Educação e apresentou os novos integrantes da equipe do NRE. 

Durante a reunião, os diretores receberam orientações a respeito do plano de ação, das avaliações dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade (PIQ), dos eventos da Regional, das atividades do Programa Linhas do Conhecimento, do programa Veredas Formativas, dos Recursos Financeiros, dos encaminhamentos da equipe de Alfabetização, dentre outros. As informações repassadas buscam garantir a qualidade dos atendimentos nas unidades e reforçar o compromisso da gestão com os estudantes e a comunidade escolar.

No tocante aos projetos de alfabetização, as alfabetizadoras de Língua Portuguesa apresentaram a "Mala Viajante", uma maleta que contém estratégias de leitura a serem aplicadas aos estudantes das escolas a partir de quatro obras literárias e seus respectivos "mascotes": O convidado de Raposela, de Alex T. Smith - e a raposinha Raposela DaMatta; Hoje não quero banana, de Sergio Donnio e Dorothee de Monfreid - e o crocodilo Aquiles; Sete histórias para sacudir o esqueleto, de Ângela Lago, e o esqueletinho; e Cadê o fubá, de Silviane Scliar Sasson e Oscar Reinstein, e a galinha Josefina. Em contrapartida, os alfabetizadores de Matemática trouxeram o "Baú dos Jogos", repleto de jogos matemáticos que evidenciarão aos estudantes que a resolução de desafios matemáticos pode ocorrer de forma lúdica e divertida! 

A reunião teve ainda a presença de profissionais da Vigilância Sanitária (Secretaria Municipal da Saúde), que dialogaram a respeito da prevenção ao suicídio e das ações de combate à dengue. Na Regional Boa Vista, que ocupa o primeiro lugar no trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, o Programa Municipal de Controle da Dengue promove uma série de ações de prevenção, tais como vistorias em casas, comércios e espaços públicos, ações pedagógicas de conscientização, monitoramento e bloqueios em áreas com focos. Em compensação, a Regional lidera os índices de casos de risco e tentativa de suicídios de adolescentes e jovens, o que suscita ações permanentes da Rede de Atenção Psicossocial em conjunto com instituições, comunidades e famílias.

É com imensa alegria que recebemos as equipes gestoras das unidades educacionais da Regional Boa Vista, que abrem suas portas à comunidade no ano letivo de 2020! A equipe do NRE agradece o apoio incondicional do prefeito Rafael Greca e da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, ao processo de organização e pleno funcionamento das unidades.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: NRE Boa Vista e SME
00266097.jpg
NRE Boa Vista realiza primeira reunião do ano letivo de 2020 com equipes gestoras das unidades educacionais
1/11