NRE Boa Vista participa do Dia Internacional da Cidade Educadora

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

A Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Educação, organizou diversas propostas para o Dia Internacional da Cidade Educadora, comemorado no último sábado (30/11) em 44 locais da cidade. Por meio de iniciativas intersetoriais, foram desenvolvidas propostas educativas, lúdicas e culturais, articuladas ao lema do evento Escutar a Cidade para a Transformar. As propostas se articularam ao desenvolvimento de práticas sustentáveis, a partir dos pressupostos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Na Regional Boa Vista, as ações se concentraram no portal da entrada da Rua da Cidadania, onde foi montada a instalação denominada "A cidade que queremos está em nossas mãos", composta por um mural em formato de mão em que as pessoas da comunidade eram convidadas a colar pequenos pedaços de papéis coloridos, expressando os desejos para a cidade de Curitiba e seu envolvimento no sentido de concretizá-los. 

O evento iniciou-se às 09h com a leitura pública do Manifesto do Dia Internacional, seguido da realização de oficinas e jogos educativos em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), de contações de histórias e de rodas de leitura a partir da temática proposta, além da visita à exposição de trabalhos das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil. Dentre as temáticas abordadas nos trabalhos expostos, destacou-se a campanha de conscientização sobre a importância das abelhas nativas (Jardins de Mel), o consumo sustentável (Agricultura Urbana) e meio ambiente (Água Potável e Saneamento).


O conceito de cidade educadora está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia. Também coloca o município no papel de dinamizador e coordenador de uma política educativa local. O movimento surgiu em 1994 em Barcelona, na Espanha, sendo coordenado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).


Participaram da comemoração a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; o superintendente executivo, Oséias Santos de Oliveira; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; e a chefe do Núcleo Regional da Educação Boa Vista, Michele Prado.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: NRE Boa Vista e SME
00260093.jpg
Curitiba - Cidade Educadora - NRE Boa Vista
1/20