Novos professores da educação infantil tomam posse

    Publicado por:  Claudia Pereira Muniz

Dez professores aprovados no concurso público feito em 2019 pela Prefeitura tomaram posse no cargo de Professor de Educação Infantil, na manhã desta quarta-feira (8/1). A assinatura foi na sala de reuniões do Núcleo de Gestão de Pessoal da Educação, no Edifício Delta, no bairro Alto da Glória.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, deu as boas-vindas aos novos profissionais da casa. “Desejo que sejam todos muito felizes nesta carreira de servidores públicos. Neste momento de inserção é importante estarem abertos às orientações, formações e cientes de que estamos, todos, à serviço da população”, disse Maria Sílvia.

A expectativa da professora de educação infantil, Simone Fracaro Ribeiro Lage, para o início das atividades é grande já que se preparou para seguir carreira na rede municipal de ensino. “Meus esforços foram contínuos para fazer parte deste grupo. A rede tem uma excelente estrutura, além de investir na formação e na carreira dos profissionais”, destacou Simone.

O concurso da Prefeitura de Curitiba de 2019 era destinado à contratação de 20 pessoas para o cargo de Professor de Educação Infantil. Vencidas todas as etapas, dez candidatos atenderam todas as exigências do edital.

Local de trabalho

Durante a reunião, o grupo pode escolher o local de trabalho que, temporariamente, será um dos núcleos regionais da Educação. A escolha é provisória porque os centros municipais de educação infantil (CMEI) não estão em funcionamento neste mês. O grupo também recebeu informações sobre os serviços do Cartão Qualidade, Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e salário.

No fim de janeiro, em data a ser divulgada, os novos servidores escolherão, entre as possibilidades apresentadas pela Secretaria da Educação, a unidade onde vão trabalhar no ano letivo de 2020.

Os novos professores também participarão da Integração Funcional, reunião preparada pela Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal para abordar aspectos da vida funcional na Prefeitura de Curitiba, de momentos de integração e formação junto aos profissionais que já atuam nas unidades. Também haverá atividade de capacitação voltada à Educação Infantil.

Veredas Formativas

As ações voltadas ao desenvolvimento profissional são impulsionadas na rede municipal de ensino pelo Programa Veredas Formativas, lançado em 2018. O programa permite que cada profissional da rede curitibana de ensino escolha como fazer a formação continuada.

Maria Sílvia Bacila explica que a Prefeitura busca, por meio do programa Veredas Formativas, ofertar um rol de cursos, oficinas, palestras, pesquisas que ofereçam ferramentas inovadoras para ampliar o repertório dos profissionais. “O intuito é que todos incorporem ainda mais qualificação e criatividade no processo de ensinar”, afirmou.

Contratações na Educação

Levantamento da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal revela que, em 2019, a Prefeitura de Curitiba contratou 648 pessoas para a pasta da Educação. O total representa 53% do total de contratações do município no ano. Foram 382 profissionais do magistério (docência I), além de sete agentes administrativos, quatro nutricionistas, dois engenheiros civis, dois auxiliares de serviços escolares (inspetores), todos aprovados em concurso público.

Mais 251 professores de educação infantil foram contratados por tempo determinado, pelo processo seletivo simplificado (PSS). Ao longo da gestão, desde 2017, foram 1.459 contratações para a Educação.

Processo Seletivo Simplificado

Além das contratações temporárias pelo PSS já feitas, está em andamento mais um PSS para a função pública de Professor de Educação Infantil. A expectativa é contratar por este modelo mais 417 profissionais.

A classificação final do PSS (edital 15/2019) foi divulgada na segunda-feira (6/1) e pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Curitiba. Existem dois editais de PSS para a função em andamento. Candidatos que se inscreveram para os dois, devem verificar os editais correspondentes a cada um deles.

Se houver necessidade, a Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal fará novas convocações pelo PSS.

Autor: SME | Fonte: SME
00262655.jpg
Novos professores da educação infantil tomam posse
1/6