Novos cadernos pedagógicos enriquecem aprendizado da matemática, leitura e história nacional

    Publicado por:  Maria Duarte

Para marcar a Semana da Pátria, a Secretaria Municipal da Educação lançou nesta quarta-feira (6/9) novos materiais pedagógicos sobre fluência em leitura, matemática e a independência do Brasil, celebrada em 7 de setembro. Os cadernos são destinados a professores e estudantes do Ensino Fundamental, para auxiliar o trabalho nas salas de aula.

A apresentação dos materiais foi transmitida pelo canal da Educação no YouTube, com a presença do prefeito de Curitiba em exercício, Marcelo Fachinello, e da secretária Maria Sílvia Bacila (Educação). Os cadernos foram elaborados pelas equipes do Departamento de Ensino Fundamental.

“Os materiais são todos muito importantes e o caderno que trata da Independência do Brasil valoriza nossa história”, comentou o prefeito em exercício.

A secretária destacou que os cadernos enriquecem os materiais que podem ser utilizados com os estudantes, no dia a dia. “Eles devem ser olhados e explorados com atenção dentro das nossas unidades”, disse a secretária.

Ela também pontuou o trabalho da rede municipal de ensino na recomposição das aprendizagens neste período pós-pandemia da Covid-19, citando como exemplos os Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição e o Programa de Recomposição da Aprendizagem dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino (Praer), para construir diferentes encaminhamentos para o ensino da língua portuguesa e da matemática.

 

Presenças

Participaram presencialmente, no Estúdio de Mídias da SME, a superintendente Andressa Pereira (Gestão Educacional); a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; e a gerente de Currículo, Luciana Zaidan.

O que trazem os materiais

Fluência em Leitura
A leitura é um dos eixos organizadores do ensino da Língua Portuguesa conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Este novo caderno traz estratégias diversificadas para que o estudante localize informações, faça inferências e exercite a compreensão dos textos.

Caminhos Lúdicos para o Aprendizado da Multiplicação
Apresenta diversos jogos e atividades lúdicas, bem como problematizações que contribuem com o trabalho pedagógico do professor na efetivação do aprendizado dos fatos básicos da multiplicação, de modo a favorecer o cálculo mental, a memorização e a compreensão de ideias básicas relacionadas à multiplicação. Contém 16 jogos.

Portfólios Festival da Matemática – 2023
O Festival é um evento que procura valorizar a matemática, por meio da mobilização dos professores em atividades que mostrem a importância dessa área do conhecimento na vida dos estudantes e da sociedade. Ocorre no mês de maio, devido ao dia Nacional da Matemática, comemorado no dia 6 de maio. Esse dia foi instituído pela Lei Federal 12.835/2013. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Problematizando com a Matemática
São apresentadas e escritas as problematizações transmitidas pelas videoaulas da TV Escola Curitiba. Os problemas propostos contemplam diferentes critérios de ensino-aprendizagem desse componente curricular.

Bicentenário da Independência do Brasil/1822 – 2022
A independência do Brasil completou no ano de 2022 seu bicentenário. O Caderno Bicentenário da Independência do Brasil / 1822 – 2022, de cunho pedagógico, tem o objetivo de oportunizar aos professores e estudantes momentos de estudos e reflexões a respeito desse fato histórico, apresentando uma breve contextualização e sugestões de encaminhamentos metodológicos a respeito do tema.

Autor: SME | Fonte: SME
00437008.jpg
Lançamento de novos materiais pedagógicos, a apresentação foi transmitida pelo canal da educação. contou com a presença do prefeito em exercício, Marc
1/2