A rede municipal de ensino curitibana, que reúne 140 mil estudantes e 17 mil profissionais, passa a contar com mais uma ação para garantir educação de qualidade. O Programa de Recomposição da Aprendizagem dos Estudantes da Rede Municipal de Ensino (Praer), lançado nesta segunda-feira (29/8), tem como objetivos construir diferentes encaminhamentos para o ensino da língua portuguesa e da matemática.
O Praer traz uma proposta de formação continuada de professores e complementa as ações de retomada de conteúdos do currículo para os estudantes do Ensino Fundamental, com ênfase aos terceiros e quartos anos e sétimos e oitavos anos, em 2022, e para quartos e quintos anos e oitavos e nonos anos em 2023.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que o programa será iniciado em setembro deste ano e segue até julho de 2023.
“Neste período pós-pandemia é necessário criar novas oportunidades e envolver os profissionais para qualificar e recompor as aprendizagens. A pandemia foi um período penoso, o isolamento, as mortes, as dificuldades chegaram a todos nós. Agora, com o retorno do formato presencial de ensino, é o momento de uma retomada, de novas ações”, comentou Maria Sílvia, ao lado dos superintendentes Andressa Pereira (Gestão Educacional) e Oséias Santos de Oliveira (Executivo).
Os detalhes do Praer foram apresentados a diretores e coordenadores dos departamentos da Educação, chefes dos Núcleos regionais, diretores das unidades educacionais e pedagogos em reunião na Universidade Livre do Professor, no Parque dos Tropeiros (CIC).
A diretora de Ensino Fundamental, Simone Zampier, explicou que o programa busca auxiliar o docente no desenvolvimento da sua prática pedagógica, com o objetivo de promover avanços acadêmicos para os estudantes. “Para isso, serão abordadas estratégias de monitoramento das aprendizagens, elaboração e aplicação de avaliações”, disse Simone.
Cadernos de transição
Desde o início da pandemia, a Educação curitibana desenvolveu estratégias para garantir o acesso à educação da melhor forma possível. No período de isolamento, com escolas fechadas, o ensino chegou à casa das famílias de maneira remota, por meio da TV Escola Curitiba (Paraná Turismo, Rede Massa e TV Evangelizar), disponível na tevê aberta e em canal no YouTube.
Também foram entregues os kits de alimentação, para que crianças e estudantes tivessem garantida alimentação de qualidade.
Outra iniciativa, voltada aos professores da rede, foi a elaboração dos Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição, materiais técnicos desenvolvidos pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental com base na produção das crianças e estudantes.
Os primeiros cadernos foram lançados no início de 2021, com base na produção dos estudantes durante a pandemia, iniciada em 2020.
“Desde o início da pandemia nós mapeamos a aprendizagem das crianças e em 2020 elaboramos um grande material para 2021, fruto de um trabalho minucioso. Foram 22 volumes de todas as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. Em 2021, a partir do segundo semestre, começamos com o formato híbrido e da mesma maneira a produção dos estudantes foi acompanhada e rendeu estes novos 17 volumes”, esclareceu Maria Sílvia.
Autor:
SME
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Fonte:
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