Refletindo sobre o interesse das crianças pela leitura e o manuseio de livros infantis de historia, a professora Solange Nogacz oportunizou novas experiências para as crianças da educação infantil - turmas Pré A e B. Ela trouxe a tona o imaginario infantil e o primeiro contato das crianças com o livro: "Quando nasce um monstro", de Taylor Sean. Outros títulos e autores foram escolhidos, como: "Ja pra cama, monstrinho!", de Mario Ramos, "Quem tem medo de monstro", de Ruth Rocha, "Como reconhecer um monstro", Gustavo Roldan, "O monstro do lago", da Coleção Paraiso da Criança, "Papai!", de Philippe Corentin e "Jeremias desenha um monstro", de Peter McCarry, para o inicio de um trabalho de criação e construção infantil.
Os diversos momentos de leitura, as reflexões nas rodas de conversa, a figuração representativa dos monstros com o uso de diferentes papéis e riscantes, a elaboração de fantoches e o manipular dos livros oportunizou para as crianças a possibilidade de ampliação cultural e do encantamento do mundo infantil.
E por que não construirem juntos suas proprias historias de monstros? Assim foi a elaboração coletiva do livro de cada turma, com capa, lista de autores (e suas representações imagéticas) e uma linda historia. Professores, direção e equipe pedagogica foram convidadas (os convites foram elaborados e entregues pelas crianças) a participarem do lançamento dos livros e puderam ouvir em primeira mão as crianças contando suas historias.
E o lançamento ainda ainda contou com momento de contação e apresentação do livro para as turmas do Pré C, 1° e 2° anos.
Autor:
CEI Júlio Moreira, EM
|
Fonte:
Professora Solange Nogacz