O uso consciente dos recursos hídricos é tema recorrente nas salas de aula. Mas as lições não ficam só na teoria. Elas acontecem na prática na rede municipal de ensino.
Estão sendo instaladas novas cisternas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de todas as dez regionais, para reserva de água potável.
Na Escola Municipal Mirazinha Braga, na Vista Alegre, o equipamento, com capacidade para dez mil litros, já está em uso desde o início deste mês. Foram R$ 12,5 mil em investimento.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que sustentabilidade, uso consciente de água, separação de lixo reciclável, entre outros temas, permeiam as aulas de diversos componentes curriculares.
“Nosso currículo está relacionado à teia da vida, ao cotidiano, à subsistência. A instalação das novas cisternas traz, além do reaproveitamento da água, lições muito importantes sobre o uso consciente desse recurso”, afirma a secretária.
Nesta quarta-feira (29/09), os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental acompanharam atentos a aula da professora Juliana Gonçalves no pátio da escola, ao lado da horta e da cisterna. Ela explicou o funcionamento do equipamento e falou sobre a importância de não desperdiçar a água e reutilizá-la sempre que possível.
“Aprendemos, por exemplo, que a água da chuva pode ser reaproveitada para lavar a calçada, regar as plantas”, disse o estudante César Máximo.
A arquiteta Flávia Gomes, coordenadora de Obras da Educação, explica que a instalação da cisterna contribui para a ampliação do volume de reserva de água potável nas unidades. Segundo Flávia, já foram mapeadas duas unidades de cada um dos dez núcleos para receber a cisterna até o final deste ano.
Autor:
SME
|
Fonte:
SME