Nosso pequeno Parque de Dinossauros

    Publicado por:  Karin Cristina Coradin

Dinossauros... estes animais tão fantásticos e ainda misteriosos, que dominaram nosso planeta há milhares de anos atrás, e ainda povoam a curiosidade e despertam a imaginação das nossas crianças.

As crianças da turma do Pré I, desde o início do ano vem se interessando mais e mais por estes animais, brincando com as miniaturas da sala. A brincadeira vai acontecendo naturalmente... Entretanto, para ser mais interessante e convidativa, precisa de contexto. Mas o que é esse contexto? Um galho ou um punhado de folhinhas para servir de comidinha para o dinossauro, uma casca de árvore, ou um pedaço de papelão para lhe servir de abrigo, algumas pedrinhas e areia para compor um cenário... e por aí vai. 

Percebendo isso, as professoras começaram a questionar as crianças sobre outros elementos que poderiam ser trazidos para brincar e foi sugerido que a sala tivesse um canto especial dedicado a estes animais. Areia, pedras, folhas e gravetos foram sendo trazidos e o canto foi criando forma e conteúdo, com gruta, laguinho e até um vulcão.... que solta fumaça de verdade! 

Ouvir as crianças, não apenas por suas vozes mas observando seus interesses e permitindo que ampliem seus saberes é um dos passos para a garantia dos seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que são: brincar, explorar, expressar, participar, conviver e conhecer-se.

Além disso, as esposições de estátuas de dinossauros que tivemos na região metropolitana da cidade foram comunicadas às famílias, que levaram as crianças a estes espaços e compartilharam conosco algumas fotos.

Confira um pouco disso que falamos aqui, olhando as fotos e o vídeo na nossa galeria.

Autor: Karin Cristina Coradin | Fonte: CMEI Irmã Dulce
00347691.jpg
parque dos dinossauros
1/27