Curitiba foi o tema central das atividades do segundo e do terceiro ano da Escola Municipal Pilarzinho. Em comemoração aos seus 326 anos, as professoras Thalyta Hass e Andressa Weber Paiva planejaram atividades que envolvem como tema a cidade de Curitiba, que aliou as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia numa abordagem interdisciplinar.
“Trabalhamos calendário, confeccionamos mural com os pontos turísticos e elementos que representam a cidade, fizemos a leitura e interpretação da Marcha de Curitiba, e também, conhecemos as características e significados de nossa bandeira”, afirma a Professora Andressa.
Para os estudantes, as atividades envolvendo a cidade em que moram foram um atrativo a parte, tornando o tempo em sala mais significativo e prazeroso. “Estou amando as aulas sobre Curitiba, nossa cidade é linda, eu moro perto da Ópera de Arame”, afirma o estudante Bernardo.
“Estamos felizes pelo tema Curitiba ter repercutido tanto em nossa turma, vemos o brilho no olhar das crianças quando falávamos da cidade onde moram e tivemos a certeza de que elas se orgulham de fazer parte dessa capital reconhecida mundialmente”, diz professora Alessandra P. Frohlich.
Um mini biarticulado
Uma replica em miniatura do ônibus mais famoso da cidade, foi o foco principal das atividades, que encantou os estudantes da sala. Boquiabertos eles interagiram com o material e participaram ativamente da aula. “Nossa cidade tem um ônibus bem grandão, que cabe muita gente. E é vermelho, uma das cores que mais gosto”, afirma o estudante Enzo Gabriel.
Momento cívico
O terceiro ano apresentou, na última quarta-feira, para toda a escola, o que aprenderam durante as aulas de história e geografia, que envolveram a cidade de Curitiba. Antes da execução da Marcha de Curitiba, os estudantes explicaram para todos os colegas o que significam as cores e os símbolos contidos na bandeira da cidade.
Autor:
Gustavo L. de S. Prestini
|
Fonte:
Pilarzinho, EM