No São Lourenço, Prefeitura abre o 234º CMEI de Curitiba para atender 340 crianças

    Publicado por:  Maria Duarte

Com capacidade para 340 crianças, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José Coutinho Camargo foi entregue nesta quarta-feira (3/4) pelo prefeito Rafael Greca. Localizado na Rua Rodrigo Octávio de Langaard Menezes Filho, 118, no bairro São Lourenço, este é o 234º CMEI da rede municipal de ensino curitibana.

“Mães, pais e escolas têm o dever de educar nossas crianças, além da inteligência artificial tem que haver humanidade. E esta é uma cidade educadora que cuida dos seus curitibinhas”, disse o prefeito.

Desde 2017, foram colocados em funcionamento 29 novos CMEIs, ampliando o atendimento para 56 mil, 14 mil a mais que no início da gestão.

Antiga creche

O imóvel onde funciona o novo CMEI foi aberto em 1981 como um Centro de Educação Infantil (CEI) para atender filhos de servidores do Tribunal de Justiça do Paraná. No ano passado, foi transferido para a Prefeitura de Curitiba, que investiu R$ 355,3 mil em ampla reforma e readequação do espaço. Ganhou salas, solários, pintura, rampas, sanitários, trocadores, novo forro, entre outras melhorias.

“Nossa cidade educadora vem transformando suas ações para qualificar os espaços educativos”, afirmou a secretária da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila.

A unidade manterá o nome Maria José Coutinho Camargo, em homenagem a sua idealizadora e primeira presidente. O novo CMEI iniciou as atividades com turmas de berçários e maternal e as crianças continuam sendo chamadas via Cadastro Online.

Jamile Aparecida Machnicki, mãe de Martina, de 2 anos e meio, está muito feliz com o CMEI.

“O acolhimento que recebemos foi maravilhoso, a Martina tem necessidades especiais e fico tranquila, ela está muito bem cuidada e se desenvolvendo bastante”, contou a mãe.

O desembargador José Laurindo de Souza Netto destacou o cuidado do município com suas crianças. “Ao ceder este espaço para o município conseguimos atender mais crianças”, pontuou o ex-presidente do TJ.

Para a diretora Mariele Treptow, a solenidade de entrega do CMEI marcou o início de uma grande trajetória. "Com o cuidado e amor da administração pela educação começamos uma linda jornada", disse a diretora.

Presenças

Participaram da entrega da unidade o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; Silvana Aichinger (representando o vice-prefeito Eduardo Pimentel); o conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná e neto da patrona da unidade, Fábio Camargo; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; a diretora do Departamento do Educação Infantil, Kelen Collarino; o coordenador de Obras da Educação, Guilherme Furiatti; a diretora do Departamento Logística, Maria Cristina Brandalize; a chefe do Núcleo Regional da Educação do Boa Vista, Michele Prado; e os vereadores Rodrigo Reis, Mauro Bobato e Sargento Tânia Guerreiro.

Autor: SME | Fonte: SME
00471292.jpg
Prefeito Rafael Greca presente durante abertura do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria José Coutinho Camargo no bairro São Lourenço -
1/1