No 5º Festival de Invenção e Criatividade, estudantes de Curitiba colocam as mãos na massa

    Publicado por:  Maria Duarte

Nesta terça (4/4) e quarta-feira (5/4), a rede municipal de ensino Curitiba está envolvida com o 5º Festival de Invenção e Criatividade (FIC), realizado na Universidade Livre do Professor (ULP), no Parque dos Tropeiros (CIC), pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Secretaria Municipal da Educação.

A programação inclui debates, compartilhamento de experiências e oficinas de aprendizagem criativa. Serão apresentadas práticas inspiradoras desenvolvidas nos Faróis do Saber e Inovação, escolas criativas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas de educação integral.

Com o tema “330 anos de Curitiba: dos nossos antepassados, do agora para o futuro”, a abertura foi realizada nesta terça-feira, com a presença da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Participaram da apresentação as estudantes Daniela Alves e Mariah Simeão, da Escola Municipal Caramuru, a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, e a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich.

“Além de visitar a mostra e conhecer o que é realizado nos Faróis do Saber e Inovação e unidades educacionais, os participantes podem aprender e construir juntos. As conquistas da nossa rede mostram que as muitas ações dedicadas a esta cultura mãos na massa dão resultados”, disse a secretária Maria Sílvia.

Os participantes terão acesso à mostra interativa das unidades, projetos de robótica de alta performance, trabalhos desenvolvidos nas salas de recursos e classes especiais, equipes da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (CEFAR), a Coordenadoria de Projetos, Núcleo de Gestão da Educação Ambiental e o programa Linhas do Conhecimento.

Com participação online, o diretor executivo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Léo Burd, destacou que as atividades do FIC são selecionadas de forma criteriosa para refletir o espírito da aprendizagem criativa. “Queremos que todos tenham a oportunidade de sonhar novos projetos, de compartilhar ideias”, disse Burd.

Também participam do FIC a co-diretora da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Janine Schultz; a gerente do programa Escolas Criativas, Gabriela Hartin Breviglieri; a consultora do Octostudio no MIT; a professora Thais Eastwood Vaine, especialista pedagógica no programa Escolas Criativas; a bioengenheira formada em Harvard, CEO e sócia da Systemic Bio, Taciana Pereira; a coordenadora do Fablab de Boston / South End Technology Center, Susan Klimczak, entre outros.

Taciana Pereira comentou muitas invenções são simples, mas fzem grande diferença. “São insights, mas você pode revolucionar o mundo com isso”, declarou a bioengenheira.

“Fui inspirada a trabalhar porque sempre quis viver uma vida em que eu fizesse diferença”, completou Susan Klimczak.

“Esses depoimentos são uma inspiração para todos”, comentou a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich.

A programação segue ao longo desta quarta-feira (5/4), na ULP. Os destaques do último dia de FIC são as oficinas para estudantes e professores.

Autor: SME | Fonte: SME
00406956.jpg
5º Festival de Invenção e Criatividade
1/2