NINHOS

    Publicado por:  Dirce da Silva Correia Parise

       Começamos a pensar nos KITS PEDAGOGICOS  para as crianças em março de 2021, nos fez refletir nas relações das crianças , suas famílias e professoras do CMEI em como acolher e respeitar ressignificando o cotidiano que pudesse oportunizar e explorar, conhecer e brincar, estabelecendo uma ponte entre as crianças, famílias e professoras.

       Observando o entorno e o quanto a natureza oferece com materiais que envolvessem sensibilidade e essência valorizando as culturas de cada criança, como o espaço da casa, cada quintal ou o olhar pela janela do apartamento, é possível enxergar com olhos atentos ninhos de pássaros.

        O ninho não é somente para colocar ovos, mas quão delicado é a sua arquitetura, precisa ser estrategicamente pensado, construído, organizado, pois ali será depositado os ovos e com o passar dos dias nasceram os filhotes que a mãe pássaro alimentará, levando a comida em seu bico e dando na boca de cada filhote. 

       Para interagir com as crianças e as famílias fizemos o primeiro Kit Proposta enviando a barba de velho com o convite para que construíssem o seu ninho. A construção dá-se com afeto, amor que entrelaça cada ramo simbolizando o acolher, os desejos, sonhos e esperanças num processo que permeia a busca de estratégias, articulando as necessidades e habilidades das famílias com amorosidade e aconchego para cada criança na segurança do seu lar.

       Preparamos e planejamos os recursos detalhadamente com a intencionalidade de estreitar, conhecer e manter vínculos a partir dos elementos da natureza, sendo um protagonismo compartilhado de trocas entre crianças e professoras. As crianças em suas ações onde as mãos e dedos habilidosos  entrelaçam, tecem, inventam construindo seu próprio ninho, sua própria casa, nos dando devolutivas de suas ações , cada uma com as suas experiencias e vivencias , fizeram suas hipóteses , deixando suas marcas potentes de sujeitos de direitos  que  reberveram suas transformações , ampliando repertórios de atuação num processo de desenvolvimento e aprendizagens.

        A partir das devolutivas positivas com as narrativas construídas pelas crianças , nos envolvemos profundamente e criticamente avaliando cada material para planejar, enviando as nossas crianças elementos da natureza, ramos, galhos, flores, argila, terra, sementes de alpiste, jogos, advinhas e muitas brincadeiras que norteiam o principio de brincar e explorar numa postura significativa e investigativa. Mesmo que cada um em sua casa, estando distante, mais próximos pelos desejos e recursos desenvolvidos pelo ato de tecer , alinhavar fios condutores de linhas que se entrelaçam com afetividade.

         “As crianças brincam com situações habituais (a casa, a escola) e introduzem, durante o desenvolvimento das ações, em seus modos de agir.”

       Começamos a pensar nos KITS PEDAGOGICOS  para as crianças em março de 2021, nos fez refletir nas relações das crianças , suas famílias e professoras do CMEI em como acolher e respeitar ressignificando o cotidiano que pudesse oportunizar e explorar, conhecer e brincar, estabelecendo uma ponte entre as crianças, famílias e professoras.

       Observando o entorno e o quanto a natureza oferece com materiais que envolvessem sensibilidade e essência valorizando as culturas de cada criança, como o espaço da casa, cada quintal ou o olhar pela janela do apartamento, é possível enxergar com olhos atentos ninhos de pássaros.

        O ninho não é somente para colocar ovos, mas quão delicado é a sua arquitetura, precisa ser estrategicamente pensado, construído, organizado, pois ali será depositado os ovos e com o passar dos dias nasceram os filhotes que a mãe pássaro alimentará, levando a comida em seu bico e dando na boca de cada filhote. 

       Para interagir com as crianças e as famílias fizemos o primeiro Kit Proposta enviando a barba de velho com o convite para que construíssem o seu ninho. A construção dá-se com afeto, amor que entrelaça cada ramo simbolizando o acolher, os desejos, sonhos e esperanças num processo que permeia a busca de estratégias, articulando as necessidades e habilidades das famílias com amorosidade e aconchego para cada criança na segurança do seu lar.

       Preparamos e planejamos os recursos detalhadamente com a intencionalidade de estreitar, conhecer e manter vínculos a partir dos elementos da natureza, sendo um protagonismo compartilhado de trocas entre crianças e professoras. As crianças em suas ações onde as mãos e dedos habilidosos  entrelaçam, tecem, inventam construindo seu próprio ninho, sua própria casa, nos dando devolutivas de suas ações , cada uma com as suas experiencias e vivencias , fizeram suas hipóteses , deixando suas marcas potentes de sujeitos de direitos  que  reberveram suas transformações , ampliando repertórios de atuação num processo de desenvolvimento e aprendizagens.

        A partir das devolutivas positivas com as narrativas construídas pelas crianças , nos envolvemos profundamente e criticamente avaliando cada material para planejar, enviando as nossas crianças elementos da natureza, ramos, galhos, flores, argila, terra, sementes de alpiste, jogos, advinhas e muitas brincadeiras que norteiam o principio de brincar e explorar numa postura significativa e investigativa. Mesmo que cada um em sua casa, estando distante, mais próximos pelos desejos e recursos desenvolvidos pelo ato de tecer , alinhavar fios condutores de linhas que se entrelaçam com afetividade.

         “As crianças brincam com situações habituais (a casa, a escola) e introduzem, durante o desenvolvimento das ações, em seus modos de agir.”

Autor: Professora Ivone | Fonte: CMEI BAIRRO NOVO
00304350.jpeg
  Começamos a pensar nos KITS PEDAGOGICOS  para as crianças em março de 2021, nos fez refletir nas relações das crianças , suas famílias e professoras
1/9