Nas trilhas da cid@de: um lugar para todas as tribos

Publicado por:  Neusa Cavalheiro de Lima Camargo

Este ano a 6º Gincana Virtual, veio com o tema "Nas trilhas da cid@de: conexão curitibinh@”, o tema proposto foi muito interessante pois as equipes participantes foram desafiadas a pesquisar, aumentando o conhecimento em relação a cidade em que vivem, pois é importante conhecer e divulgar o lugar onde vivem e outros lugares que constituem a cidade, visto que é o lugar onde moram e provavelmente irão passar boa parte da vida, senão toda ela. Um lugar onde vivem amigos e familiares e que contribuirão como cidadão para uma cidade melhor. Além dos desafios este ano também teve o Desafio Social que envolveu os familiares dos alunos deixando a Gincana mais participativa.

Como 3º e último desafio os alunos tiveram que conhecer as equipes participantes e ver o que apresentaram sobre o seu bairro. Um desafio que os participantes do CEI Érico Veríssimo empenharam-se muito em realizar, já que esse desafio foi compartilhado com os familiares dos Heróis da Igualdade, resultando numa pesquisa muito interessante pois os 26 alunos participaram, cada qual deu sua opinião sobre as equipes.

Foram 12 equipes participantes, citou o aluno Vitor da Silva Toledo do 4º ano A, que visualizou os desafios de todas. Vitor também observou que algumas equipes tinham poucos e outras muitos participantes, comentando que nem todas cumpriram os desafios. Também o aluno Vinícius Carvalho Costa do 4º C, visualizou os desafios da escola CEI Ulysses Silveira Guimarães que falou sobre um ponto turístico muito importante do bairro que é a Ópera de Arame, inaugurada em 1992, e um fato muito curioso é que foi construída em apenas 75 dias https://youtu.be/l-FXNATi9XM. Aqui perto de nossa escola, a escola Dona Lulu falou sobre Sítio Cercado cujo nome significa cercado por rios, a escola Margarida Orso Dallagassa, com a equipe “@dalla.com”, mostraram em seu documentário a reserva do Bugio, um espaço muito importante para nossa cidade e estado. http://youtu.be/5xZCukhXQII.

Foto: Ópera de Arame - CEI Ulysses Silveira Guimarães

Foto: Documentário - Escola Dona Lulu                    Foto: Reserva do Bugio - Margarida Orso Dallagassa

O Desafio Social foi a surpresa na gincana este ano, e todos da equipe dos Heróis da Igualdade foram unânimes em ressaltar que a maioria das escolas, ao analisar o espaço a ser revitalizado, optaram por espaços em que principalmente os alunos da escola iriam usufruir, e o mais interessante foi o uso de recicláveis como: garrafas pets, pneus, entre outros. As equipes se esforçaram e foram atrás de colaboradores para realizar com sucesso esse desafio.

Foto: Escola Ullysses Silveira Guimarães – revitalização          Foto: CEI Érico Veríssimo - recicláveis

Segundo a equipe Heróis da Igualdade, a Gincana Virtual deste ano foi muito produtiva e com muitos conhecimentos adquiridos, que através das atividades propostas despertou curiosidades em conhecer a história dos lugares da cidade, para poderem falar sobre a cidade com sabedoria e também a sensibilizar as crianças a participar e buscar soluções para possíveis problemas da cidade.

Fonte:https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/participantes/3952

Notícia produzida coletivamente com a Equipe Heróis da Igualdade