NÃO ERA QUALQUER JORNAL!

Publicado por:  Denise Gonçalves Bertoi

No dia 07 de dezembro de 2021, na Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, um cenário atípico nos dias de hoje pode ser visto nas salas de aula e na sala dos professores: todos estavam sentados, concentrados, lendo jornais. Não era qualquer jornal: tratava-se do "Folha do Tesserolli" (primeira edição!), um jornal sobre a escola preparado em conjunto pelos alunos dos 7ºs anos. O jornal foi iniciativa conjunta das professoras Thais Luisa Deschamps Moreira, de Língua Portuguesa, e Gisele dos Santos da Silva, de Inglês. "Queríamos divulgar a escola, tanto para os pais dos alunos já matriculados, que muitas vezes não conhecem as várias questões envolvidas no funcionamento da escola, quanto para pessoas da comunidade que tenham crianças em idade escolar, para incentivá-las a matriculá-las no Tesserolli", explica a professora Thais. Os temas das reportagens foram todos decididos pelos alunos. Depois, cada um dos três sétimos ficou responsável por desenvolver algumas delas. Alguns alunos foram escolhidos como repórteres e realizaram entrevistas com várias pessoas da escola (funcionários e também outros alunos), enquanto outros foram fotógrafos. Nesse processo, eles aprenderam a utilizar gravadores e câmeras profissionais. A escrita dos textos foi coletiva, com parte sendo realizada em sala e outra por alguns alunos em casa. Ao final do processo, as professoras complementaram os textos com os segmentos que os alunos não tiveram tempo de desenvolver. Elas também diagramaram o jornal e providenciaram a impressão em papel jornal tradicional com ajuda da Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF) da escola. "Nós achávamos importante que o jornal fosse impresso em papel jornal mesmo, até porque muitos alunos nunca tinham tido contato com esse tipo de material," explica a professora Thais. De fato, a julgar pela recepção do jornal na escola, o meio da impressão causou um bom impacto: os alunos ficaram especialmente fascinados em ter em mãos um jornal "tradicional". Entre os professores, já surgiram conversas de tornar o jornal oficial na escola - talvez com periodicidade bimestral ou vinculado ao Farol. De toda forma, uma coisa é certa: os alunos não vão esquecer esse jornal tão cedo.

Autor: Maria Clara Brandão Tesserolli,EM | Fonte: Maria Clara Brandão Tesserolli, EM