Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Não ao Bullying

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

O trabalho foi desenvolvido pela Professora Luci do 4º ano A e estruturado em língua portuguesa nos eixos de leitura, escrita e oralidade.

Levantou-se o tema para perceber o conhecimento prévio já elaborado pelo grupo, que demonstrou bom contato com o assunto, alguns estudantes conheciam a definição com propriedade. Palavras como BATER, PERSEGUIR, XINGAR foram bastante presentes nesse primeiro momento.

Foi feita uma proposta de pesquisa tendo como orientadoras as seguintes questões. BULLYNG: O que é? Como acontece? Como agir? Os estudantes trouxeram material de qualidade, em linguagem acessível e muitas imagens. O material foi disposto em mural externo, para todas as turmas. O tema foi discutido e  os estudantes compreenderam que se você foi ou fica incomodado por gozações de alguma característica (espinhas salientes, pernas mais finas ou até o uso de óculos ou aparelhos dentários, ser gordinho, magro ou negro) e se isso vira alvo de chacota ou até algo mais grave, entra em cena o bullying, que é um termo importado do inglês que pode significar desde uma intimidação verbal até uma agressão física.

Para concluir o tema, foi escolhida a música: NORMAL É SER DIFERENTE. Essa música, gravada por Jair Oliveira, que trata das diferenças como fator de valorização humana e apresentada para a escola.

Os estudantes envolveram-se no projeto com alegria e entusiasmo. A apresentação do tema ocorreu após um mês de trabalho estruturado.

Autor: Caramuru, EM | Fonte: Epa
00154972.jpg
bullyng
1/8