Na terra das Araucárias já é tempo de pinhão...
“A educação não pode ignorar a curiosidade das crianças” já diriam os estudiosos... Foi nesse clima que durante as aulas de práticas ambientais os alunos dos primeiros anos e terceiro ano B se encantaram com as novas descobertas sobre a “misteriosa árvore que dava pnhões”. Depois de listarem as principais curiosidades sobre o tema em sala de aula foi a hora de investigar.
Durante as tardes, brincando e cantando, os estudantes descobriram várias informações importantes sobre o imponente Pinheiro do Paraná e suas sementes: o pinhão. Juntamente com a professora Janaina Boschilia, as crianças identificaram os animais e os vegetais que convivem nas matas com Araucárias. Relembraram a lenda da Gralha Azul e foram ao bosque da escola identificar onde se encontravam as majestosas árvores e ficaram impressionados com o seu tamanho.
A curiosidade não para por aí: além de identificarem algumas partes do Pinheiro como os espinhos, puderam observar de perto a estrutura de uma pinha. Para finalizar as atividades além de plantarem algumas sementes, os alunos também se deliciaram provando pinhões fresquinhos! Salve salve o Pinheiro do Paraná!!!
Autor:
Anísio Teixeira, EM
|
Fonte:
Janaina Boschilia