Na Prefeitura, estudantes aprendem sobre energia solar, arte e história

    Publicado por:  Maria Duarte

Cem curitibinhas de escolas municipais encheram o Salão Brasil do Palácio Solar 29 de Março, nesta quarta-feira (6/11), durante a aula de campo do programa Linhas do Conhecimento, que desde 2017 já beneficiou mais de 145 mil estudantes e 14 mil professores.

O Linhas transforma Curitiba em uma imensa sala de aula, com atividades em diversos espaços da cidade, como museus, faróis, universidades, órgãos públicos, praças e teatros.

Os estudantes, de 3º, 4º e 5º anos, vivenciaram lições variadas, pois a aula de campo no entorno e dentro da Prefeitura envolve diversos conteúdos, que incluem as rosáceas de petit-pavé e a escultura Luar do Sertão, de João Turin, que fica na rotatória.

Após a travessia na rotatória, os estudantes foram até a Praça Nossa Senhora de Salette, que reúne as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Paraná.

As crianças também observaram as placas fotovoltaicas na sede da Prefeitura e aprenderam sobre o uso consciente de energias, especialmente a energia solar.

O grupo foi recebido pelo prefeito Rafael Greca e pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Eles entregaram desenhos ao prefeito e receberam exemplares do gibi Curitibinha, com a história da cidade em quadrinhos.

O prefeito contou aos estudantes que Curitiba lançou o desafio de plantar 100 mil árvores. “Já chegamos a vinte mil mudas”, explicou.

“Lembrem-se que Curitiba é de vocês e temos que cuidar da nossa cidade”, disse o prefeito.

O estudante Yan Carotta, 10 anos, da Escola Vila Torres, disse que tinha muita vontade de conhecer o prefeito.

“Adorei, sei que é daqui que se organiza toda a cidade”, contou Yan, quando tirou fotos ao lado de Greca e dos gêmeos Lucas e Augusto Piovesan, da Escola Marumbi.

Participaram desta edição as escolas municipais Leonel de Moura Brizola (Regional Tatuquara), Vereador João Stival (Santa Felicidade), Vila Torres (Matriz) e Marumbi (Cajuru).

Veja também o calendário do Linhas.

Toda comunidade pode ter acesso aos materiais pedagógicos do programa. Clique aqui.

Autor: SME | Fonte: SME
00255542.jpg
Prefeito Rafael Greca recebe na Prefeitura, crianças de escolas municipais participantes do programa Linhas do Conhecimento. Curitiba, 06/11/2019. Fot
1/1