Na Educação Infantil, aquilo que aparentemente é corriqueiro, trivial, se torna mágico, encantador.

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

Na Educação Infantil, aquilo que aparentemente é corriqueiro, trivial, se torna mágico, encantador.

"O CMEI recebeu no malote um embrulho e nele tinha alguns livros. Eu já sabia que viriam esses livros. A Daniele do Financeiro já havia ligado falando sobre a entrega. Mas quando eu vi junto um cartão, escrito a mão algo como: A equipe do CMEI Dr. Eraldo Kuster, com carinho, Eleonora Bonato Fruet! Além da surpresa, passou um filme em minha cabeça.

Eleonora Fruet, quando assumiu a Secretaria da Educação, ela provocou uma revolução nos cantos de literaturas dos CMEIs. Foi retirado do alcance das crianças aqueles livros que não tinham qualidade literária. Sabe aquelas coleções com 10 volumes, (leve 10 pague 5) e que ainda eram intitulados como clássicos...Nasmãos das crianças e tinha que estar ao alcance delas,só poderiam estar livros com boa qualidade de escrita e ilustrações. Nada de histórias soltas sem início, meio e fim e com imagens distorcidas.

A secretária tinha claro em seu entendimento que a melhor forma de promoção humana seria que as crianças das escolas públicas tivessem os mesmos acessos qualitativos, das crianças de escolas privadas.

Em suas falas, ela citava nomes de livros que faziam mais sucesso nas falas e expressão das crianças: O Sapo Bocarrão, A Casa Sonolenta, Bruxa, Bruxa...

Com esse histórico,o gesto sensível e nobre da Querida Eleonora tinha que ser correspondido de forma significativa.   Não poderíamos colocar de qualquer jeito nas prateleiras das salas das crianças os livros que ela mandara."

Texto de Ivete Bussolo - diretora do CMEI

Pensando em como aproveitar de melhor maneira esses livros, a equipe de permanencia os levou a todas as turmas do CMEI, do Berçário II ao Pré I, mostrando-os as crianças e deixando que estas escolhessem o que queriam conhecer melhor a história. Assim, as professoras contaram as histórias de interesse das crianças e deixaram elas manusearem os livros livremente, contando as histórias para os amigos, dividindo a leitura com os mesmos, explorando todo o conteudo.

É claro que alguns livros todas as crianças queriam manusear, como o do Avião, da Páscoa e da Branca de Neve. Até o livro com imagens de Curitiba chamou a atenção das crianças, que nos dias que antecederam o aniversário da cidade, puderam ver nele imagens de lugares marcantes e até que elas já haviam conhecido pessoalmente.

Foi uma experiencia gratificante para as crianças, que tiveram a oportunidade de conhecer livros diferentes e que chamaram a sua atenção. Um presente e tanto para o CMEI.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Adamari, Joicikelly e Niviane
00100027.jpg
Livros Eleonora Fruet
1/71