Musicalização Infantil

    Publicado por:  Cristiane Martins

No 1º trimestre, os estudantes dos segundos anos trabalharam o projeto de "Musicalização Infantil" através das atividades: sons corporais; exploração sonora por meio de objetos variados e instrumentos musicais. Os objetivos do trabalho foram: despertar  e desenvolver o gosto musical; estimular a percepção sonora e favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e senso rítmico e o prazer de ouvir música. Através das atividades propostas, foi trabalhado com os estudantes do 2º ano C a história do livro "Música no Zoo". A história foi adaptada e transformada em uma peça teatral. O livro fala sobre cinco animais que tocavam instrumentos musicais e convidavam as crianças para tocarem com eles. Assim, surgiu a ideia de inserir no final da apresentação uma composição da música "Mestre André", utilizando chocalhos de garrafa pet, como instrumentos músicais.

Os estudantes participaram efetivamente da construção da peça teatral, desde os ensaios e confecção dos chocalhos, até a montagem do cenário, realizados nas aulas de Práticas Artísticas. As crianças relataram  que foi muito legal, divertido e emocionante quando eles apresentaram-se para as outras turmas da escola e que apesar de alguns sentirem vergonha eles conseguiram se apresentar. "Foi fantástico fazer o teatro, foi como se  a gente recebesse um presente." (Gabrielly)

A professora da Oficina de Práticas Artísticas, Carla Adriana descreve que se sente orgulhosa e realizada. As crianças tem uma capacidade enorme e uma alegria contagiante.

Autor: Professora Carla | Fonte: Professora Carla
00116152.jpg
CARLA
1/9