Música na educação infantil: aqui tem!

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

“[...] a música, entre outras artes, tem sido reconhecida como parte fundamental da história da civilização e também como excelente ferramenta para o desenvolvimento de inúmeras capacidades humanas, entre elas o autoconhecimento e a auto-expressão [sic]” (JOLY, 2003, p.113).

A música é parte importante na vida das crianças seja no ambiente familiar ou no contexto escolar. Assim, o CMEI Krasinski participou do Projeto Músico da Família este ano.

A musicalização se dá através de uma série de atividades musicais com crianças. Com a apreciação de diferentes estilos musicais, de instrumentos e com jogos musicais,sempre de maneira ativa e considerando as etapas do desenvolvimento infantil.

A professora Daiane e equipe pedagógica da unidade construíram um espaço sonoro. Uma arara de roupas foi transformada em uma instalação sonora de metais: chaves, tampinhas, triângulos e outros estão a disposição das crianças para a exploração. O manusear dos pequenos proporciona o perceber de diferentes sonoridades e possibilita que cada um crie seu próprio ritmo.

As famílias participaram ativamente do projeto. Depois de responder uma pesquisa, um representante da mesma (que toca algum instrumento e teve a possibilidade de ir ao CMEI) foi convidado a ir à unidade para apresentar seu instrumento para a turma da sua criança. A comunidade escolar doou panelas, tampas e frigideiras para a instalação sonora organizada no solário do berçário.

 

Referência: JOLY, Ilza Z. L. Educação e educação musical: conhecimentos para compreender a criança e suas relações com a música. HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p.113-126.

Autor: Krasinski, CMEI | Fonte: Cristiane Fonseca
00259629.jpg
música berçário
1/10