Museu na Escola é destaque no CAIC Bairro Novo

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Vocês já pararam pra pensar sobre como será que os historiadores conseguem descobrir sobre o modo de vida de pessoas que viveram há muito tempo atrás?
Quem disse através das fontes históricas acertou!
As Professoras de História Carla Martins e Tatiana Cabreira estão levando essas reflexões aos estudantes através da atividade Museu na Escola com os 6ºs anos da unidade.

 Em equipes, os estudantes estão refletindo e descobrindo muito sobre o passado examinando objetos antigos e jornais de outros momentos históricos.

Os objetos de análise foram trazidos pelas professoras e em grupos os estudantes tinham que registrar o nome do objeto, a utilidade, quando foi criado, se ainda é utilizado e a forma.

A professora Tatiana destaca que foi uma atividade muito instigante para os estudantes, inclusive os de inclusão. A máquina de escrever  por exemplo, que não é tão distante assim do tempo atual, causou frisson nos estudantes. Alguns acharam que se tratava de uma escrivaninha, outros de uma máquina registradora. A professora ressalta ainda a percepção de que os estudantes tiveram de que os aparelhos de celular englobaram várias funções que anteriormente eram realizadas por outros objetos.

As equipes compartilharam suas análises para toda turma, assim, todos puderam saber mais sobre discman, toca fitas, ampulhetas, radiolas etc..

A Página do CAIC conversou com a estudante Melissa Gabriely Pereira da Silva do 6AB que contou que a sua equipe analisou a ampulheta. A estudante contou que a avó utilizava o objeto para medir o tempo que o bolo levava para assar. Ela gostou de conhecer os outros objetos apresentados pelas outras equipes. “Nos sentimos verdadeiros historiadores” destaca Melissa.

A Professora Tatiana destaca ainda que os estudantes ficaram muito felizes com a realização do trabalho e que desejam fazer uma exposição para toda a escola. Adoramos a ideia, pois conhecimento  compartilhado é conhecimento multiplicado!

Parabéns Professoras Carla e Tatiana por esse trabalho incrível sobre as fontes históricas, ajudando nossos estudantes  a compreender que o passado se faz presente no tempo presente!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic


 

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Professora Tatiana Cabreira
00267725.jpg
tati
1/12