Museu Ferroviário - EM Paranaguá - Linhas do Conhecimento

    Publicado por:  Sandra Regina Dalla Stella Souza Lima

Hoje, os estudantes do 5º ano da EM Paranaguá, acompanhados da Professora Ana Paula, foram ao Museu Ferroviário de Curitiba, localizado no Shopping Estação e inaugurado em 1982. O museu possui a arquitetura da Antiga Estação Ferroviária de Curitiba, com mobiliário e peças que permitem um resgate da história, iniciada em 1885, com a inauguração do trecho entre Paranaguá e Curitiba.

No museu, encontra-se uma locomotiva da década de 20 e os estudantes tiveram a oportunidade de fazer uma viagem virtual pelos caminhos da estrada de ferro, ouvindo histórias e vendo imagens das paisagens, dos animais, da ponte São João, do Pico Marumbi entre outros.

A simulação de uma viagem de trem foi tão “real” que, ao final, quando desceram, uma das estudantes comentou: “Sério que a gente nem andou?” e completou: “Nosso grupo, que foi o primeiro, foi privilegiado porque não sabíamos que o trem não sairia do lugar”.

O Programa Linhas do Conhecimento sempre oportunizando aprendizagens, levando os estudantes para além dos livros, dando significado ao que se aprende na escola.

Autor: Sandra Regina Dalla Stella - NRE Santa Felicidade | Fonte: EM Paranaguá
00241524.jpg
Museu Ferroviário - EM Paranaguá
1/25