Muros e paredes de escolas ganham obras de artistas locais

Publicado por:  Priscila Regina Faria Rocha

Pinturas em muros de escolas municipais, feitas por artistas locais, estão trazendo mais cores e ensinamentos não só aos estudantes, mas para toda a comunidade que passar pelo entorno de diversas unidades da rede municipal.

As escolas Caramuru (Cabral), Batel (Centro) e Mirazinha Braga (Vista Alegre) ganharam, este mês de setembro, pintura de artistas locais pelo projeto Circuito Muchas Minas, promovido pelo Sesi Cultura Paraná.

No Cajuru, a Escola Municipal Enéas recebeu um mural do artista André Mendes, pelo projeto cultural Vamos Fazer Juntos. E o CMEI Centro Cívico, no bairro de mesmo nome, teve os muros coloridos em julho, também graças ao apoio de artistas locais.

A parceria com os proponentes dos projetos, articulação e a logística desses trabalhos artísticos é realizada pela Gerência de Educação, Cultura e Desenvolvimento Pessoal da Secretaria Municipal da Educação.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que toda a comunidade é beneficiada. “Os trabalhos artísticos não contemplam apenas os estudantes, todos podem apreciar”, afirma.

No caso das escolas Batel, Caramuru e Mirazinha Braga, a iniciativa do Sesi destaca os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODSs propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os objetivos estão erradicação da pobreza, fome zero, igualdade de gênero, cidades sustentáveis, entre outros.

Ações, projetos e programas da rede municipal de ensino estão alinhados aos ODSs, como o Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba numa enorme sala de aula, com aulas de campo e propostas culturais e lúdicas nos espaços da cidade.

Na Escola Municipal Batel, a pintura da artista Bruna Pereira remete ao cuidado com as pessoas. É uma plantinha que começa triste, murcha, e termina frondosa, feliz.

“O olhar cuidadoso se reflete no cuidado que devemos ter com os outros”, explica a pedagoga Wlasta Maria Curi Staben de Moura Leite.

Em julho, o muro externo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Centro Cívico, que fica atrás do Tribunal de Contas do Estado, ganhou cara nova, com a colaboração de artistas locais que pintaram diversos painéis.

A diretora Ana Beatriz Souza Cerqueira conta que as crianças ficaram muito animadas. “A pintura trouxe mais alegria ao nosso ambiente, deu vida nova”, afirma Ana.

Os artistas envolvidos no trabalho foram Jonas Lopes, Marciel Conrado, Francine Dpaula, Artestenciva, Bruno Romã, Paula Pac, Bruma, Thiago Syen, Árvore, Tiago Benato, Jorge Galvão, Judit, Prosa, Autops, Sutil, Yorka, Roger Olho e Arth.

Saiba mais sobre os ODSs.

Autor: Priscila Faria | Fonte: Prefeitura Municipal da Educação
Muros