Muros da Escola Municipal Araucária ganham grafitagem em projeto contra o bullying

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Os muros da Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto, foram transformados pelos estudantes em um imenso e colorido painel que incentiva o respeito às diferenças entre os colegas. As paredes que cercam a escola foram grafitadas nesta quarta-feira (03/09) com os cinco personagens tema do projeto “Bullying não é brincadeira”, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e que envolve os 140 mil estudantes das escolas municipais.

Reproduzir os cinco personagens Nina, Lilo, Max, Teco e Lisa no muro é uma da das formas da escola incentivar a comunidade escolar combater as agressões e considerar as singularidades em especial entre as pessoas com deficiência. Os personagens são representações de estudantes e cada um apresenta uma deficiência. Lilo é uma pessoa com autismo, Teco tem deficiência visual, Lila não ouve e não fala e Max faz uso de cadeira de rodas. Nina fez tratamento para leucemia e por isso, perdeu o cabelo e é careca.

Trinta estudantes, além de professores e pessoas da comunidade, participaram da ação que foi precedida de atividades discutidas nas salas de aula. “Nossa professora ensinou que aqui todos têm algo diferente, no jeito de ser, de falar, até de aprender e que isso deve ser respeitado sempre”, disse o estudante Guilherme Buss da Silva, de 9 anos

O garoto esteve entre os escalados para a pintura e gostou muito do resultado que, além de deixar a escola mais bonita, vai servir como recado para todos sobre a importância do respeito às diferenças. Animada com o envolvimento do filho, a comerciante Ivonete Buss fez uma pausa na tarde de trabalho acompanhar e participar da grafitagem na escola. “Ele passou os últimos dias nos falando o que tem aprendido sobre bullying e por isso fiz questão de estar por perto”, disse Ivonete.

A atividade aconteceu ao longo de todo o dia e quando acabou, o resultado foi aprovado por todos. Os personagens que já haviam sido trabalhados nas aulas de artes agora expõem para fora da escola que naquele espaço as crianças aprendem sobre seus direitos e deveres de cidadão. O mesmo quinteto de personagens pode ser visto em desenhos feitos a partir de releitura das crianças e expostos nos corredores da escola.

A orientação aos alunos sobre as técnicas de grafitagem foi dada pelo arte e educador, coordenador do projeto EduCultura da secretaria municipal da Educação, Fúlvio Pacheco. Fúlvio é o ilustrador dos personagens criados por Cláudia Percinoto e Viviane Pereira Maito, da Coordenadora de Atendimento às Necessidades Especiais (CANE) da Secretaria Municipal da Educação.

A professora de artes Patrícia Corsi comemora os resultados das ações desenvolvidas a partir do projeto. “Temos escutado constantemente uma frase ditada pelos alunos e que reforça todo o trabalho realizado em sala: O bullying é inaceitável”, disse Patrícia repetindo o que é dito pelos alunos.

Orientar

O projeto “Bullying não é brincadeira” é desenvolvido pela Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (CANE) para orientar os profissionais da educação a promoverem entre as crianças ações e debates sobre o que deve ser feito para evitar bullying. Também pretende envolver de forma lúdica e atrativa os estudantes e suas famílias na discussão sobre a necessidade de respeito à singularidade e diversidade de todos no ambiente educacional.

“O projeto tem gerado muitas ações em várias unidades e professores têm trabalhado permanentemente com atividades que ganham visibilidade dentro e fora da escola, como é o caso do trabalho artístico feito aqui”, disse Viviane Maito, da CANE. Desenvolver a cultura de respeito entre as crianças é fundamental, explica Viviane, em especial quando se trabalha com a inclusão de estudantes com crianças com necessidades educacionais especiais.

Autor: SME - Publicação de Tálita Rasoto | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento
Muros da Escola Municipal Araucária ganham grafitagem