Muitas ações em Março nos Faróis do Saber em Praça e Bibliotecas Temáticas

    Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento

Muitas ações em Março nos Faróis do Saber em Praça e Bibliotecas Temáticas

 

            A programação cultural, do mês de março, foi intensa e diversificada ao público que frequentou os 09 Faróis do Saber em Praça e as 03 Bibliotecas Temáticas da Secretaria Municipal da Educação.

            As ações contaram com a participação da comunidade, escolas Municipais e  Estaduais, onde abrilhantaram e garantiram o sucesso. Puderam apreciar Rodas de Leituras, oficinas diversas, histórias e poesias na Praça, barraca das Lendas Curitibanas: Sentar, ler e apreciar; varal de Haicais de Leminski e Alice Ruiz, chuva de Poesias entre outras ações.

            A roda de leitura com Kely Medeiros, mediadora da casa de leitura Walmor Marcelino, encantou a todos, com o texto: “Paixões Orais”, de Moacyr Scliar O livro escolhido foi “Contos para ler na cama”, que é uma coletânea de vários autores consagrados.

A oficina de origami, sempre muito aguardada e prestigiada, tem como objetivo expandir e ampliar o conhecimento por meio da imaginação, produção e personalização da peça e vivenciando uma experiência única.

Em alusão ao dia das mulheres foi realizado o Varal poético de Adélia Woellner e Helena Kolody e uma exposição com porta retrato de mulheres inspiração (Mulheres inspiradoras que revolucionaram a história da humanidade): “Um Porta retrato e uma história, Um porta retrato cheio de memórias”.

As tradicionais Contações das histórias envolveram os leitores. Já no “Tour aos Faróis”, os visitantes conhecem a história de cada patrono, e tem a oportunidade de subir a torre,  se encantando com a vista do alto do Farol, da linda Curitiba.

A oficina de HQ - “As HQS histórias como suporte para as aulas de história” – Maurício Ouyama (historiador) e André Caleman (autor) -  foi realizada no Farol das Cidades, onde os seguintes assuntos foram abordados: Base teórica sobre o funcionamento da narrativa das HQs; apresentação das obras em projeção e livro físico; identificação de paralelos entre a História e sua representação nas HQs; demonstração dos exercícios práticos a serem aplicados em sala de aula.

A Roda de Samba com o Maestro Isaías Pereira da Silva (regente de fanfarra nas escolas municipais Wenceslau Braz, CEI Érico Veríssimo e atua juntamente com seu filho Willian na E. M. CEI Profª Tereza Matsumoto) ocorreu no 1º Farol do Saber construído em Curitiba, o Farol do Saber Machado de Assis. Este evento, em parceria com a Gerência de Projetos, teve por objetivo comemorar com as músicas: Garota de Ipanema (Tom Jobim), Trem das Onze (Adoniran Barbosa), Seleção de Rumba, Era um Garoto (Engenheiros do Hawai), Seleção de choro e o hino de Curitiba, os 329 anos da capital paranaense. Uma linda e emocionante apresentação musical.  

O Bosque Alemão contou com uma programação especial, em comemoração ao aniversário da Cidade e da Casa Encantada. O Grupo Curitando e Bruxas no Oratório de Bach, recepcionando todos com suas histórias cantadas. Na casa e pela trilha do bosque, teve as Contações de histórias, apresentação da Família Canova (mágica); Oficina Mão na massa e Projeto Florir Curitiba (parceria com o Programa Comunidade Escola); Personagens típicos encantados na trilha do Bosque e oficina em parceria com o Programa linhas do Conhecimento.

A empresária e coaching Albanir Gair Fracaro - "Mais cor por favor", conversou sobre a importância da paleta de cores no nosso dia a dia. A utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam. As cores são capazes de nos dar uma aparência saudável, bonita e elevar nosso humor e autoestima. 

A Parada Literária, aconteceu de maneira presencial e online, contando com autores Paranaenses. O objetivo foi disseminar conhecimentos sobre a produção editorial, por meio da explanação de autores curitibanos ou radicados na cidade; enaltecer as possibilidades de formação literária e cultural para o público docente e agentes de leitura dos Faróis do Saber e ofertar atividades de fruição literária aos professores da Rede Municipal de Ensino.

A conversa com a escritora Bianca Polinari, sobre o livro: Andata e Ritorno, trouxe uma narrativa envolvente, romance baseado em acontecimentos reais. A pesquisa para o livro surgiu da viagem da escritora, para a Itália, da entrevista com amigos, familiares e da leitura das cartas da família. Uma Parada Literária online cheia de descobertas, uma viagem com a autora pelos locais que foram relatados, da imigração da família da Itália até a chegada ao Brasil, em Curitiba.

A autora Curitibana Paula Domingos F. Morais, falou sobre "Arquitetura Residências curitibanas".

Roda de leitura e apreciação de poesias com a autora Alexandra Barcellos com destaque para a obra " Árvore mãe ".

A escritora Mariluce Zepter Valença foi até o farol com a palhacinha Eumésmia contar sua história: “Era uma vez um desenho”.

            O poeta Álvaro Posselt, autor de vários haicais, encantou e instigou nos participantes a vontade de conhecer essa maneira prática de brincar com as palavras (Haicai, a poesia de origem japonesa que capta o instante, popularizou-se pelo mundo como um tipo de poema que alia a concisão à reflexão, sobre a passagem do tempo e a relação entre o ser humano e a natureza).

A escritora Enoizi E. Soviersovski contou sobre sua trajetória e o que motivou a escrita do livro: “Novas Verdades, um Único Amor”, um romance entre uma híbrida e um extraterrestre, um convite para uma viagem interplanetária.

Uma conversa descontraída com a  Roseli Barbaresco, autora do livro Milena Vareta, Milena Cipó. O livro conta a história de uma menina muito alta e magra, que passa por situações que a fazem perceber que o importante é a alegria de viver.

A escritora e empresária Kazuco Akamine abrilhantou a tarde de todos, com muita poesia e sua história de vida.

O bate-papo foi muito descontraído e souberam um pouco mais da vida e trajetória da escritora Fabiana Bonara, que conversou sobre seu livro: “A dança do ar”.

A autora Adriana Barreta fez uma fala de criança vira verso. Um ppoema vira desenho. Um desenho vira poema.  Assim é "Poemar de Pernas Pro Ar".   Uma parceria de afeto e poesia, um encontro de mãe que escreve e filho que desenha(e inspira), numa troca de olhares entre si e com o mundo. Poemar é a poesia que a gente aprende com as crianças. 

A atriz e contadora de história Vânia Pampolini, apresentou o Projeto Quase: um conto, várias linguagens, interpretando o conto da escritora Paula Giannini.

A Professora e escritora Francine Cruz, licenciada em Educação Física e Letras Português-Inglês, doutoranda em Educação (UFPR). É autora dos livros  Amor, Maybe (Ícone, 2011), Educação Física na Terceira Idade: Teoria e Prática (Ícone, 2013),  A Casa dos Dois Amores (Áudio Livro, 2014) e A Obra Poética de Ana Cristina Cesar: Ressignificação do Biografismo (Donizela, 2022). Recebeu o prêmio Agente Jovem de Cultura do Ministério da Cultura (2012). Criadora e apresentadora do Canal Senhora Literatura no Youtube. Realizou a leitura de alguns contos e poemas de sua autoria, explanando os processos criativos e de produção dos livros, com foco na divulgação e promoção da autoria de mulheres.

Autor: Gizeli de Fátima Cordeiro Bento | Fonte: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas
00338637.jpeg
  A programação cultural, do mês de março, foi intensa e diversificada ao público que frequentou os 09 Faróis do Saber em Praça e as 03 Bibliotecas Te
1/70