A capacidade de brincar e de se movimentar com qualidade na Educação Infantil se desenvolve na medida em que acreditamos que o papel do professor e do Cmei é proporcionar às crianças pequenas o contato com determinados conteúdos da cultura lúdica e corporal.
O CMEI Nice Braga garante na rotina das crianças propostas que envolvam corpo e movimento, considerando sua importância para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social de nossos pequenos. Além disso, o Cmei é o lugar que garante tempo, espaço e pessoas para a vivência dessas propostas, uma vez que, para muitas delas, são poucos os momentos fora do espaço escolar destinado às brincadeiras e experiências motoras.
As propostas realizadas nas turmas de Educação Infantil durante a semana vão desde alongamentos, brincadeiras cantadas, jogos de regras e resolução de problemas motores nos circuitos, até a exploração de materiais como bolas, cones, tecidos, caixas, bambolês, nas oficinas de percurso lúdico motor. Também não poderíamos deixar de contemplar as “tão queridas” brincadeiras tradicionais, como, por exemplo, barra-manteiga, coelhinho sai da toca, pega-pega, corre cotia, que fazem parte do patrimônio cultural. O desemparedar torna-se o eixo central, habitar os espaços externos do CMEI (o parque, os tanques de areia, gramado e quadras), explorando possibilidades e diferentes movimentos Ao brincar, a criança explora o espaço físico que a rodeia, desenvolve o raciocínio, memória, imaginação, linguagem, liderança, consciência corporal, criatividade, cooperação, interação com um grande número de crianças, além de lidar com diversas emoções, como medo, frustração, alegria e ansiedade.
Brincar é algo fundamental para o desenvolvimento da criança. É por meio de jogos e de situações de faz de conta que ela compreende as regras sociais, desenvolve habilidades físicas, aprende a lidar com os próprios sentimentos e se prepara para os desafios da vida adulta.
Precisamos lembrar aos Pais, que a construção de habilidades motoras envolve erros e acertos como em toda linguagem de formação humana. Se ao tentar escrever seu nome, admitimos que é possível a troca ou omissão de uma letra num processo natural de aprendizagem, é também importante que admitamos que ao se relacionar com a linguagem do Movimento erros também ocorram. Nesta linguagem, o processo de descoberta e aprendizagem, por algumas vezes, ocasiona “esfolados na perna ou pequenas quedas e trombadas”. Este processo é natural e somente passar por tais desafios motores é capaz de criar as habilidades que entendemos que são essenciais para um desenvolvimento integral. Para alguns Pais é ainda desafiador entender tal questão, mas é importante sempre lembrar que acolhimento e proteção refletem Amor ao mesmo nível que a atitude de Encorajar nossos filhos a serem autônomos e fortes.
Por fim, fica aqui registrado a necessidade de mantermos espaço para o movimento, para o brincar livre numa sociedade que cada vez, mais precocemente, introduz o virtual à vida das crianças. É cada vez mais comum encontrarmos crianças com pouca destreza motora, com habilidades em potencial, mas pouco desenvolvidas, devido ao excesso do uso de tablets, computadores e televisão por exemplo. O estudioso Henri Wallon alerta que o desenvolvimento físico prepara o desenvolvimento cognitivo, sendo que este deveria ser o primeiro a ser estimulado na infância. Será que nossas ações estão proporcionando um desenvolvimento saudável para nossas crianças?
Para saber mais sobre as atividades de movimento desenvolvidas no Cmei acompanhe o portfólio da criança e converse com as Professoras do seu ( sua) filho (a)
Autor:
Nice Braga, CMEI
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Fonte:
Alessandra Ferreira