Movimento nos berçários

Publicado por:  Natasha Carolina de Carvalho

A vivência das práticas de movimento é constante no CMEI Vitória Régia; especialmente entre as turmas das crianças menores, onde o estímulo a independência motora é pano de fundo de todas as atividades desenvolvidas ao longo do dia.
Os profissionais das turmas estão constantemente procurando formas de possibilitar desafios motores as crianças para que, a partir deles, desenvolvam sua autonomia, sua socialização e suas relações com o espaço e com o outro.
Bons exemplos são os móbiles interativos nas salas de Berçário I e II, que são substituídos frequentemente para possibilitar a curiosidade das crianças na exploração do novo. Até mesmo um vai-vem preso ao teto possibilita às crianças observeram a relação de movimento do objeto e até a trabalharem em equipe - quando duas crianças perceberam que se cada um puxasse de um lado, o vai-vem chegaria mais alto.
Nesta semana, a turma do Berçário I participou do desafio de atravessar uma cama-de-gato, confeccionada com elásticos. Todas as crianças puderam experimentar. Algumas exploraram de forma independente, outras com o auxílio das educadoras. Foi pura diversão!

Autor: Vitória Régia, CMEI | Fonte: Ana Maria da Silva Azevedo
Cama de gato