Movimente-se Para uma Alimentação Saudável!

Publicado por:  Vanessa Alves de Oliveira

Todos os anos as escolas municipais da cidade de Curitiba, no estado do Paraná realizam no primeiro trimestre, sob a responsabilidade dos professores de educação física, o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), onde todos os estudantes passam por medição de altura e peso. Após esta etapa, estes dados são encaminhados a Secretaria Municipal de Saúde que verifica, analisa, tabula e traz a amostragem final do município e de cada realidade escolar, no segundo semestre.

Foi num destes resultados, no final do ano de 2013 que a Escola Municipal Professor Brandão apresentou dados preocupantes, pois estava no ranking das dez escolas que mais tinham crianças com sobre peso e obesidade infantil; entre as quase duzentas escolas da rede.

Sendo assim, iniciou-se uma ação conjunta na unidade escolar, e no ano de 2014 foi realizada a I Feira de Alimentação Saudável. No ano seguinte, a equipe de professores de educação física, dos turnos da manhã e da tarde, se reuniram e avaliaram esta ação, e resolveram incluir na problemática levantada, a prática de atividade física atrelada aos hábitos alimentares saudáveis.

Segundo o Portal Educação (2008) a “prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sobre todos os aspectos do organismo... em crianças, pode ajudar no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e podem exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente do trabalho, como no familiar.”

Portanto, nos próximos anos (2015 e 2016) estas ações no âmbito escolar foram se intensificando e se fortalecendo, promovendo sempre atitudes positivas através do consumo consciente dos alimentos vindos da natureza (in natura); e alertando sobre os alimentos sem nenhum valor nutritivo, que são induzidos pelas mídias sociais e consumidos pelo público infantil de forma excessiva.

O site saudemedicina.com também alerta para estes cuidados. “Alimentar-se saudavelmente é, portanto, consumir regularmente e na quantidade ideal esses nutrientes essenciais a vida. O que acontece, muitas vezes, é o que o dia a dia corrido, a mídia e as facilidades encontradas nos supermercados, como comidas industrializadas, congeladas e pré-fritas, por exemplo, acabam nos levando para o “mal caminho”, ou seja, acabamos consumindo em excesso itens pobres em nutrientes e que, além disso, fazem mal à saúde...”.

E neste ano, o trabalho que já está na sua quarta edição, continua com suas ações. Em um primeiro momento, a equipe de professores responsáveis pelo projeto fez uma aula explicativa, trazendo vídeos e informações relativas ao tema. Após, foi realizado um painel que ficou exposto para todos os alunos visualizarem os efeitos positivos de se alimentar de maneira saudável, bem como a importância da prática de atividade física.

Em seguida, como é realizado em todos os anos, passou-se para a etapa da aferição do peso e altura (SISVAN). Após, em parceria com a Secretaria de Municipal de Educação e do Abastecimento, veio até a escola uma nutricionista para fazer uma palestra e o furgão da alimentação, que realizou atividades lúdicas, ensinou a higienização das mãos, e o preparo de suco, com aproveitamento total do alimento.

Foi realizado também, o piquenique saudável, nas dependência do Museu Oscar Niemayer (MON), onde as crianças puderam saborear alimentos, na sua maioria in natura ou minimamente processados, e desfrutar da estrutura do museu para a prática de atividades lúdicas.

E nas aulas de educação física, foram reforçados todos estes conteúdos, através de brincadeiras adaptadas, pois é brincando que a criança amplia seu conhecimento e reforça as atitudes saudáveis para a melhoria da qualidade de vida à todos.

Ressalta-se os retornos positivos que as famílias levaram para a escola. Muitos relatos de que seus filhos chegaram em casa e colocaram para seus pais a importância na mudança dos hábitos alimentares, bem como a utilização de espaços públicos que tem em torno da escola, para “ninguém ficar parado”, e praticar a atividade física.

Este projeto foi e está sendo muito valioso, pois como já está na sua quarta edição, atendeu muitas crianças e por consequência suas famílias. E como a unidade escolar atende da educação infantil, até o quinto ano do ensino fundamental, suas ações abrangeram um público maior. A escola por inteiro passou por esta conscientização. E o resultado disso, foi que os dados de obesidade, que foram bastante alarmantes no ano de 2013 não se repetiram mais, pois foram anualmente reforçados e trabalhados.

Autor: Vanessa Campos | Fonte: NRE Matriz
Movimente-se Para uma Alimentação Saudável!