Mostra dos Faróis do Saber e Inovação reúne invenções dos curitibinhas !

Publicado por:  Ana Dariley Peters

Geradores de eletricidade, simuladores de movimento de prancha de surf, hortas sustentáveis, protótipos de elevador e esteira para cadeirantes. Esses e outros projetos integram a 2º Mostra dos Faróis do Saber e Inovação e 2º Festival de Invenção e Criatividade, realizados pela Secretaria Municipal da Educação nesta sexta-feira (30/8), no Sebrae Paraná.

“Educamos para a inovação, para o futuro, para inventar empregos e multiplicar oportunidades. Nos faróis, os curitibinhas podem inventar soluções que melhoram a vida da cidade”, disse o prefeito Rafael Greca.

Os dois eventos apresentam ao público práticas inspiradoras desenvolvidas nos Faróis do Saber e Inovação. Já são 21 unidades nesse modelo na cidade.

O festival também promove atividades relacionadas à aprendizagem criativa, como oficinas, apresentações e palestras. As oficinas incluem arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica), metodologia científica, banco de dados.

A estudante Alexsandra Vitória, do 5º ano da Escola Municipal Rio Negro (Sítio Cercado), apresentou os projetos desenvolvidos no Farol do Saber e Inovação Rubem Braga, localizado junto à escola dela.

“Fizemos as maquetes e casas com materiais recicláveis e os móveis na impressora 3D. Também colocamos um gerador de eletricidade”, contou.

“O Farol do Saber e Inovação trouxe novas possibilidades para a gente aprender”, comentou a estudante Alexsandra.

Participaram também as escolas Centro de Educação Integral (CEI) Profº Lauro Esmanhoto, CEI Ulysses Silveira Guimarães, CEI Profª Maria Augusta Jouve, Prefeito Linneu Ferreira do Amaral, CEI Bela Vista do Paraíso e Professor Brandão.

Espaços maker

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância da educação 'mão na massa'.

“Os estudantes pegam um problema, pesquisam, apresentam soluções e assim dão um retorno à sociedade”, disse. “Estamos construindo hoje uma nova educação, mas sabemos como ela é hoje. A de amanhã ainda não sabemos exatamente como será, terá que ser construída de forma diferente”, comentou a secretária.

Ela afirmou, ainda, que os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) passarão a contar com espaços para inovação. “Teremos berçários da inovação, berçários de ideias e de criatividade”, disse a secretária.

Presenças

Visitaram a mostra os superintendentes da Educação, Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e Elisângela Mantagute (Gestão Educacional); o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; a coordenadora de Projetos da Secretaria da Educação, Andrea Barletta; a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich.

Autor: SME | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.
2º Mostra dos Faróis do Saber e Inovação.