Mostra do Farol do Saber e Inovação Fernando Pessoa na 2ª FIC

Publicado por:  Denise da Luz Montenegro

No dia 30 de agosto de 2019, aconteceu a 2ª FIC – Festival de Invenção e Criatividade – Curitiba, com Mostra de trabalhos realizados no 32 Faróis de Inovação da Rede Municipal de Educação de Curitiba.

O Farol de Inovação Fernando Pessoa, representando a Escola Municipal Professor Guilherme Butler, apresentou o Jardim Inteligente com irrigação controlada por sensor de umidade de solo e Arduino.

Foram cultivadas, suculentas, mini rosas, alpiste, mini calanchoe, entre outras plantas que pudessem compor o mini jardim, além de serem utilizados materiais alternativos diversos como: cápsulas de café e diferentes tampinhas.

Também foi construído um vaso auto irrigável com um galão de 10 litros, perfurado em círculos em seu redor, onde foram encaixados a parte superior de garrafas pets pequenas. Foi perfurado a tampa de cada uma delas, inserido um cadarço que alcançou o fundo do galão de água, assim, as plantas captavam a água para irrigação através desses cadarços.

A atividade interativa foi a construção de mini vasos auto irrigáveis com cápsulas coladas dentro do copinho de café, sendo lacrada com durex para impedir a entrada de mosquitos. Preenchido a cápsula com terra, semente de alpiste e pedrinhas coloridas, ao serem irrigadas, o excesso de água desce até o copinho que serve como reservatório e quando a terra estiver seca, a água se evaporará pelo pequeno furo, mantendo a planta e a terra úmidas.

O prefeito Rafael Greca visitou o Festival e citou o Jardim Inteligente em seu vídeo postado na sua rede social, no link: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2177984802308034&id=100002896075334

A oficina foi muito disputada, fazendo sucesso entre os visitantes.

Professora responsável: Solange DaufembachEsserPauluk

Agentes de Leitura: Cleusa Hack do Rosário

Marinei Arruda Martins Dacar

Alunos do Projeto Maker: Enzo, Rafaela, Eduardo, Enrico, Victória, Maria Elisa, Alexandro e Gabriel