As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua. (Campos de Experiências – efetivando direitos e aprendizagens na Educação Infantil pg. 71). As professoras Maristela e Mônica oportunizam diariamente às crianças momentos de leitura e contação de história, em um destes momentos elas contaram a história: “O monstro das cores”, as crianças ficaram entusiasmadas com o livro e seus personagens. As professoras observaram esse interesse e lançaram a proposta para as crianças construírem a história com personagens, enredo e ilustrá-la com desenhos feitos por elas, então deram início a construção deste livro. Essa história ainda não acabou, todos nós estamos ansiosas para ver todo esse processo construído e idealizado pelas crianças do Pré IIA.
Autor:
Heloise Helena Lemes
|
Fonte:
CMEI ARNALDO AGENOR BERTONE