Moradias dos Três Porquinhos na Oficina de Cineclube

    Publicado por:  Neusa Cavalheiro de Lima Camargo

          Com o objetivo de  conhecer alguns tipos de moradias e relacioná-las ao filme "Os Três Porquinhos", também  trabalhar com materiais diversificados,  a professora Paola Andressa dos Reis Ostrovski Oliveira, na oficina de Cineclube, iniciou a atividade conversando com os alunos sobre o filme que iriam assistir, questionando-os sobre quem já havia visto o filme, quais os personagens principais, qual o desenvolvimento da história apresentada no filme, qual o final da história.

       Em seguida foi apresentado aos alunos o filme. Depois disso, voltaram a conversar sobre as questões iniciais, perguntando se teve algo que eles viram de diferente, quais coisas aconteceram que eles já sabiam.  Na aula seguinte conversamos sobre as moradias que foram construídas pelos porquinhos no filme, quais os materiais que eles utilizaram, o que ocorreu com essas casas, quais delas eles já viram no seu dia a dia, etc.

     Para encerrar a atividade os alunos em grupo, revestiram casinhas, com materiais com os quais foram construídas as casas do filme: palito de sorvete (para casa de madeira), tijolinhos feitos em folha de papel cartaz e palha.

    Os alunos fizeram os seguintes comentários: “Nossa professora, que filme legal, desse jeito nunca tinha visto”.  “Muito legal trabalhar com essas palhas e palitos professora, minha casa ficou parecendo que é de verdade”.  “Profe, você sabia que a casa da minha vó é de madeira e é separada as madeiras igual essa que colei aqui?”

Autor: CEI Érico Veríssimo, EM | Fonte: Profª Paola Andressa dos R. O. Oliveira -Cineclube