Escola Municipal Araucária, Escola Municipal

logo escola

Momento Cultural na UEI Araucária

Publicado por:  Raissa Gabriela Ferraz

O Momento Cultural acontece uma vez ao mês,  e é apresentado um conteúdo trabalhado nas Práticas com os estudantes. Este mês foi apresentação  da Práticas de Ciência e Tecnologias com  a professora Marília Alves  e com os estudantes da manhã e da tarde. Um dia vivenciando experiências!

Vela que Levanta a Água

Quando a vela queima dentro da garrafa, o ar dentro da garrafa se expande gerando uma pressão mais alta do ar. A alta pressão do copo tenta se mover em direção a menor pressão fora criando espaço para que a água seja sugada.

Balão à Prova de Fogo

A água absorve grande parte do calor do fogo, por isso a água se aquece e a bexiga não estoura.

Lâmpada Maluca de Lava

O óleo se instala na superfície da água devido a sua menor densidade, o corante se mistura com a água na parte debaixo, o pedaço do comprimido de antiácido libera pequenas bolhas do gás carbono que subiram até o topo e pegaram um pouco da água colorida no caminho.

O Ovo na Garrafa

A garrafa de vidro é um sistema aberto, ao jogar o algodão queimando parte do oxigênio é consumido e parte do ar é aquecido tornando-se menos denso que tende a escapar da garrafa. Ao colocar o ovo cozido descascado na boca da garrafa a passagem do ar que voltaria para a garrafa fica vedada, conforme o ar na garrafa fechado esfria a pressão volta diminuir. Dessa forma gera um desequilíbrio em relação a pressão atmosférica que fica maior. Para voltar ao equilíbrio é necessário que entre ar na garrafa novamente, o que não é possível por causa do ovo que está vedando a passagem do ar.

Autor: Araucária, EM | Fonte: EMA
UEI