Momento Cultural de incentivo a leitura.

    Publicado por:  Gloria Catarina Rodrigues da Silva Boni

Incentivar a leitura é muito importante, ainda mais quando se faz de forma lúdica e ilustrativa. E é assim que nossos alunos estão acostumados. Durante o ano letivo as professoras proporcionam muitos momentos de incentivo a leitura, por meio dos momentos culturais a cada mês.

Para iniciar os trabalhos deste ano, as professoras Marcia Foltran e Ana Cláudia Ferner levam alegria e conhecimento aos nossos alunos com a história "Winnie, a bruxinha".

Nesta aventura, Winnie vive em uma casa preta. As cadeiras são pretas, a escada é preta, o chão é preto e as portas são pretas. O problema é que Wilbur, o gato de Winnie também é preto. Winnie precisará de um pouquinho de mágica para ter certeza de que pode sempre enxergar Wilbur.

No segundo momento cultural a diversão foi com a história "A galinha que criava um ratinho" de Ana Maria Machado. Conta-se que um galo e uma galinha que não tinham pintinhos começam a criar um ratinho. Um dia, a galinha precisa sair e pede ao galo e ao ratinho para tomarem cuidado com a raposa que ronda o lugar. A raposa faminta bate à porta, e o galo, distraído e preguiçoso, pede para o ratinho atender. Ainda bem que a mamãe galinha usa a cabeça em vez de arrancar as penas para resolver a confusão que se forma.

No terceiro momento cultural deste ano, no início mês de agosto, nossos alunos se encantaram com a história "Sinto muito" dos autores Norbert Landa e Tim Warnes que fala sobre o valor da amizade e do perdão.

Quer ler a história? Clique no link: http://lendcontfab.blogspot.com/2013/05/sinto-muito.html

Com a história  Marcelo, marmelo, martelo de Ruth Rocha, no quarto momento cultural do ano, os alunos conheceram a história de Marcelo, o menino que, de uma hora para outra, decide reinventar os nomes das coisas. Para ele, “cadeira” não tem cara de cadeira. Então por que não chamá-la de “sentador”? E se a gente pensar bem, leite não parece “suco de vaca”? E por que dizer “bom dia” se podemos dizer “bom solário”? Por essas e outras deliciosas maluquices poéticas, o Marcelo mora no coração de muitas gerações de pequenos leitores. (fonte:http://www.ruthrocha.com.br/livro/marcelo-marmelo-martelo)

Para ler a história, clique no link: http://www.unilago.com.br/download/arquivos/20996/[Infantil]_Ruth_Rocha_-_Marcelo_Marmelo_Martelo.pdf

Com descontração e alegria, mais uma história que encanta nossos alunos no quinto momento cultural do ano. Desta vez com a história " Chocolate" de autoria da professora de nossa escola Rosemar Messias Candido dos Santos. Para os alunos foi mais um incentivo a leitura e a escrita, ao saber que esta professora também foi aluna de nossa escola quando criança e hoje escreve histórias para encantar as crianças. A história "Chocolate" retrata a convivência de mãe e filha em situações cotidianas.

No mês de outubro foi especial, dois momentos cultuais encataram as crianças e professores mais uma vez.

No início do mês um brinde as crianças com a história " Histórias da onça e do macaco - Folclore brasileiro" de Vera do Val com um macaco muito do esperto que se deu mal.

E para finalizar o  mês "Deu pano pra manga", uma história de Ana Paula Escobar divertida que mosta a importância da boa comunicação.

E foi assim, que foi!

Autor: CEI Bela Vista do Paraíso, EM | Fonte: CEI Bela Vista do Paraíso
00229434.jpg
Momento cultural 2
1/58