Momento Cívico em Santa Felicidade reúne em torno de 450 pessoas

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

“Guardem esta manhã do lado esquerdo do peito, lembrem-se do dia em que desfilaram pela Pátria amada brasileira e não desistam do Brasil.” A mensagem de otimismo do prefeito Rafael Greca encerrou nesta quarta-feira (6/7) o último do atos cívicos realizados nas administrações regionais, na manhã desta quarta-feira (6/9), na Rua da Cidadania Santa Felicidade.

Cerca de 450 pessoas entre cidadãos, comerciantes, estudantes das escolas municipais,do Colégio Estadual Santo Antônio, alunos da Escola Sagrado Coração e da APAE, participaram do Momento Civico na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

Para a chefe de núcleo Denise Luciene Lipinski Rutkoski, o momento cívico resgata e valoriza princípios de cidadania, que já vem sendo trabalhados desde a Educação Infantil.

Darci Santana, pai do aluno Alisson do 5º ano da EM Dos Vinhedos, diz que sempre acompanha e dá apoio ao filho que é bem participativo nos projetos ofertados pela escola. Participante do Projeto da Guarda Mirim Alisson demonstra mudanças de atitudes dentro de casa e chama atenção dos pais para os valores aprendidos na escola.

“O projeto da Guarda Mirim trabalha com resgate de valores, disciplina, respeito ao meio ambiente e a socialização entre os alunos, professores e família. Já percebemos que a partir desse trabalho o convívio entre eles tem tido grandes avanços” diz o Guarda Municipal Zeferino, responsável pelo projeto na EM João Stival.

A diretora Darithia Genoveski da EM João Stival diz que “ O momento de hoje foi muito importante para os alunos, pois puderam vivenciar e por em prática o trabalho feito na unidade.

A administradora regional de SF, Simone da Graça das Chagas Lima, destacou a importância da parceria entre as secretarias para que esse momento fosse um sucesso. “Devemos transmitir para os estudantes a importância da nossa Pátria, regantando valores e formando cidadãos melhores que respeitem nossa cidade e nosso País", concluiu Simone.


Último ato

Um dos pontos altos da cerimônia em Santa Felicidade foi a encenação do “Grito do Ipiranga”, com a participação do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, da Polícia Militar do Paraná.

O prefeito lembrou às crianças um dos pontos mais marcantes da História do Brasil, quando Dom Pedro I selou a separação da então colônia de Portugal. “Todos os dias, o papai e a mamãe, os professores e todos os curitibanos, que pelo trabalho ganham seu pão, proclamam a Independência”, disse o prefeito. “O Brasil somos nós que fazemos, o Brasil é Santa Felicidade.”

A comemoração contou, ainda, com a apresentação das fanfarras do Colégio Estadual Santo Antônio e da Apae de Santa Felicidade. Alunos da rede municipal da Escola Municipal dos Vinhedos, do Centro de Educação Integral Professor Júlio Moreira, da Escola Municipal Vereador João Stival e da Escola Municipal Paranaguá também desfilaram pela Rua da Cidadania e acompanharam as apresentações. Os hinos nacional e da cidade ficaram por conta da Banda Lyra.

Presenças
Estiveram presentes a administradora regional de Santa Felicidade, Simone da Graça das Chagas Lima, a secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, a chefe do núcleo regional da Educação de Santa Felicidade, Denise Luciene Lipinski Rutkoski, a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Castro e o diretor geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes. A vereadora Maria Manfron e equipe do vereador Mauro Ignácio também participaram da solenidade.

 

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: NRE Santa Felicidade
00151487.jpg
Desfile Civico SF
1/15