Mini horta do BII e a família por uma vida mais sustentável

    Publicado por:  Cybelle Andriolli Pereira Buhler

Título: Mini horta do BII e família

Área de Formação Humana: Relações Naturais

Objetivos:

Criar uma horta e cuidar dela;

Observar o desenvolvimento de um ser vivo;

Valorizar o meio ambiente e as soluções naturais para o controle de pragas.

Faixa Etária: Berçário II- 9 meses e 1ano 6 meses

Tempo estimado: 03 a 04 meses

 Material necessário: terra, cascas de frutas e legumes(adubo), mudas e sementes, regador, ferramentas para jardim, garrafas pet, entre outros.

Desenvolvimento:

Etapa 01: através de bilhetes, solicitar a presença da família na próxima permanência, trazendo as mudas e sementes que serão plantados na horta (espaço disponibilizado pelo CMEI), conforme a disponibilidade da família.

Etapa 02: junto com a família e as crianças ir para o espaço disponibilizado para a construção da Horta. Limpar o local e prepará-lo para o plantio com as sementes e mudas trazidos de casa e plantar também nas garrafas pets para a construção da horta suspensa.

Etapa 03: após o plantio, verificar a disponibilidade da família, qual o melhor horário (manhã ou tarde) para manutenção e cuidados da horta (regar, tirar matos e verificação de pragas) entre outros.

Etapa 04: conversar e estimular as crianças e família a entender que se não molhar as mudas e sementes elas murcham e morrem.

Etapa 05: durante todas as outras etapas fazer o registro por fotos e relatos das famílias.

Etapa 06: hora da colheita. As crianças poderão colher, lavar as plantas colhidas na horta, depois degustá-las junto com as famílias.

Etapa 07: fazer a entrega do regador simbólico para as famílias agradecendo a participação no projeto da horta.

Avaliação:  Serão realizadas avaliações durante toda a execução do projeto, afim de que a família seja observada, verificando suas habilidades e competências, sua aquisição de saberes, a importância da natureza, as formas de preservá-la e as etapas do “processo” de germinação e o controle das pragas.

Disponibilizaremos tampas de caixas de ovos ou pratinhos de isopor para que as garrafas sejam apoiadas, a fim de se evitar acúmulo de água e consequentemente a proliferação dos mosquitos que transmitem a Dengue.

Em nossa mini horta poderemos fazer o cultivo de temperos e plantas com pouca raiz. Embora seja uma horta compacta, seus produtos podem ser consumidos. Aproveitando-os no enriquecimento da merenda escolar.

Sugestão de Hortaliças para Plantio:

            Hortaliças Folhas – alface, almeirão, couve, chicória, repolho, acelga;

            Hortaliças Frutos – tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo, abobrinha;

            Hortaliças Flores - couve flor, brócolos, alcachofra;

            Hortaliças Raízes – cenoura, beterraba, rabanete, nabo;

            Hortaliças Condimentos – alho, cebolinha, salsa, coentro.

Soluções práticas e baratas que combatem as pragas:

*Chá de Sabugueiro

Ferver 300g de folha em 1 litro de água

Pulverizar

Controla pulgões

*Solução Água e sabão

50g de sabão picado em 5 litros de água. Ferver        Pulverizar depois de esfriar

Controla pulgões e cochonilha

*Gergelim

Providenciar um caminho de gergelim em volta do canteiro. Controla formigas, pois mata o fungo do qual se alimentam.

*Suco de Pimenta  

Fazer suco de pimentas vermelhas e água     

Pulverizar

Controla formigas cortadeiras

*Soro de Leite         

Usar puro      Pulverizar

Controla ácaros

*Macerado de Camomila  

Imergir um punhado de flores em água por 2 dias      Pulverizar

Controla doenças fúngicas

*Macerado de Cebola       

1 kg de cebola em 10 l de água, deixar curtir por 2 dias         Diluir na proporção de 1:3 - Pulverizar

Controla lagarta e pulgões

*Cobertura com casca de arroz   

Utilizada como cobertura morta entre as plantas        

Controla pulgões e moscas brancas

*Macerado de manjericão 

1 kg de manjericão em 1 l de água por 1 hora em descanso

Diluir na proporção 1:3

Controla besouros

*Coentro       

Cozinhar folhas de coentro em 2 l de água      Diluir na proporção de 1:3

Controla ácaros e pulgões

Para saber mais sobre: As diferentes modadlidade organizativas do trabalho pedagógico entre em: https://novaescola.org.br/conteudo/1493/como-organizar-sequencias-didaticas

Autor: Conselheiro Quielse C. da Silva, CMEI | Fonte: Cybelle Andriolli