Escola Municipal Rio Negro, Escola Municipal

logo escola

Minha Primeira Oficina TINKERCAD - 3D

Publicado por:  Andressa da Silva Sant'helena

No mês de outubro, aconteceu a primeira oficina de Programação no TinkerCAD - 3D no Farol do Saber e Inovação Rubem Braga sob a orientação da profª Viviani de Fátima Glok.

TinkerCAD é uma ferramenta de modelagem 3D recomendada para iniciantes, é uma ferramenta de design colaborativo da Autodesk, leva a cultura da arte de fazer coisas para qualquer pessoa, independente da idade, gênero e área de conhecimento, permitindo criar formas 3D geométricas, salvá-las e compartilhá-las online, e também exportá-las para arquivos .stl. Quando prontas podem ser impressas em 3D. O software foi desenvolvido pela Autodesk, podendo ser acessado pela internet, preenchendo um breve cadastro com e-mail e senha.

A oficina é realizada mediante inscrições nas datas e horários previstos pelo Farol. Este mês foram atendidos 29 alunos da E.M. Rio Negro e 5 pessoas da comunidade.

A partir de noções básicas para criação de objetos, os alunos desenvolveram seus projetos para a prototipagem. Alguns criaram chaveiros com seus nomes, foguetes, esqueletinhos, chaves, escultuta geométrica, entre outros.

Erick (11anos), muito animado, se inspirou no Farol e criou o seu próprio Farol, inclusive colocando seu nome. Ficou vislumbrado em conseguir com pequenos passos já prototipar uma peça assim.

Matheus (9anos), pensando no corpo humano e no dia 31 de outubro (Hallloween), foi mais fundo e encontrou um esqueleto pronto com articulação, porém como era pequeno, usou as ferramentas do TinkerCAD para aumentá-lo. Adorou ver que é possível imprimir em 3D objetos com articulações.

Autor: Viviani de Fátima Glok | Fonte: E.M. Rio Negro
00193139.jpg