O learning by doing ou o aprender fazendo tem sido bastante comentado entre os pesquisadores e profissionais da área da educação, pois além de utilizar abordagens práticas os alunos aprendem de forma significativa os conteúdos construídos em sala de aula. Pensando nisso, a Professora Rosani Ferreira, aliou o quadro valor lugar com a utilização de palitos de sorvete para o trabalho com a construção de números com à unidade de milhar. A estratégia dos trabalhos em grupo foi com base em problematizações e desafios.
“A gente pode pegar os palitos e montar vários números, depois nós escrevemos eles no papel também. Eu adorei a atividade, porque a gente trabalhou em grupo, se ajudando e podíamos nos movimentar mais”, afirma a estudante do quarto ano, Julia Wonsbeck Pontes.
Para a vice-diretora Sueli E. Bazani, “o uso do material concreto é bastante importante, pois quando o aluno manipula este material a compreensão do conteúdo acontece de maneira mais fácil. No quadro valor lugar o aluno passa a compreender o valor do número em relação à posição que ele aparece na escrita”.
Autor:
Gustavo L. de S. Prestini
|
Fonte:
Pilarzinho, EM