Mesmos espaços, novas oportunidades de aprendizagem e interação

    Publicado por:  Karin Cristina Coradin

A equipe de profissionais da turma do Maternal III avançando no entendimento sobre sintonia necessária entre o espaço disponível e as propostas ali oferecidas. 

Foram realizadas algumas mudanças no espaço da sala, que recebeu pintura nova feita pelas profissionais da turma durante o período do recesso de julho. O mobiliário (prateleiras com rodízios) que havia sido adquirido no primeiro semestre ganhou nova funcionalidade e, com o aproveitamento de alguns materiais, foi possível compor um ambiente mais aconchegante, organizado e útil. 

O (en)canto da leitura atrai e acalma as crianças, que estão e fase de aprendizagem sobre a valorização da leitura e o cuidado com os livros. O canto da beleza foi repensado e conta com fotos, espelho e acessórios como echarpes e lenços, que são amplamente utilizados pelas crianças.  

O canto da cozinha ganhou mesa, banquetas e embalagens reais de alimentos. E as crianças brincam muito! A observação das profissionais foi primordial na reorganização deste espaço, pois perceberam que as crianças não faziam uso, pois o mobiliário é pequeno para elas. Solução encontrada com a fixação de uma prateleira, que ergueu a pia, a geladeira e o fogão à altura apropriada para estas crianças, que têm quatro anos de idade.

O ambiente reformulado ainda considerou espaço para as atividades com toda a turma, como a roda de conversa e a chamada, além de duas mesinhas para as atividades de desenho e escrita.

Pequenas mudanças, grandes transformações. Quem ganha? Todo mundo... Mas, principalmente, as crianças.

Autor: Erondy Silvério, CMEI | Fonte: Karin Cristina