Você já brincou de jogo da memória na escola? Foi na na aula de Inglês? Os estudantes do CAIC BN dos 6ºs anos tiveram essa experiência pedagógica super bacana na aula da teacher Andreia Freitas. Todas as turmas de 6ºs anos da escola, turnos manhã e tarde fizeram o trabalho.
A professora Andreia contou para Página do CAIC que escolheu alguns conteúdos para que os estudantes construíssem jogos da memória como dias da semana, meses do ano, matérias escolares. O livro didático dos estudantes,foi um bom suporte pedagógico para este trabalho e é elogiado pela professora.( Way to English for Brazilian Leanners de Claudio Franco e Cláudia Tavares).
A professora desafiou seus alunos a criarem jogos da memória com as embalagens dos mesmos, assim que o estudante terminar de se divertir, pode guardar o joguinho na embalagem adequada. Muitas delas foram recicladas e adaptadas pelos estudantes caracterizando o cuidado com o meio ambiente.
Além disso a professora buscou criar um ambiente alfabetizador da Língua Inglesa. Ficou curioso? Clique no vídeo feito pela professora educomunicadora Patricia Molina aqui. As atividades acontecem nesse ambiente de aprendizado significativo e motivador. Foi nesse contexto que a professora desafiou seus alunos a criarem joguinhos da memória com os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Claro que a professora reservou um dia para que todos os estudantes dos 6ºs anos do CAIC pudessem brincar com os jogos confeccionados pelos colegas, respeitando o direito ao brincar dos pré-adolescentes.
“Eu gostaria de proporcionar uma experiência diferenciada de construção do conhecimento e de avaliar de forma diferente os estudantes com dificuldades de aprendizagem” destaca a professora Andreia. Os estudantes deram conta, aprenderam e se divertiram construindo o conhecimento de forma significativa.
Convidamos vocês a terem uma ideia de como foi essa atividade aqui e também nas fotos dessa notícia. No dia escolhido para brincar, a professora colocou todos os jogos produzidos por todas as turmas em uma mesa central. Os estudantes foram organizados em grupos, que alternavam com os jogos produzidos por eles mesmos. A professora também convidou outros professores, funcionários e a direção da escola para visitar a sala de aula, encantando a todos.
"A atividade proposta pela professora Andréia, além de envolver os conteúdos previstos no componente curricular LEM-Inglês, englobou questões sobre a sustentabilidade, destacou as preferências individuais de cada estudante (esporte, personagens de desenho animado entre outros), o respeito com a produção dos colegas e o mais importante, com a ludicidade da atividade os(as) alunos(as) aprenderam brincando!!! Aprender Inglês foi muito divertido!!!!" destaca a pedagoga dos 6ºs anos da tarde Sharlene Pizzaia.
Os estudantes surpreenderam a professora com a criatividade na produção dos jogos e acima de tudo, com o envolvimento e participação. "Socialização, linguagem, interação.. foram diversos canais de aprendizagem promovidos pela professora para facilitar a aprendizagem. Os estudantes interagiram com o material que foi produzido por eles e pelos colegas. Todos trabalharam com entusiasmo tornando essa aula inesquecível!" destaca a diretora do CAIC BN Eliane Benini.
Nossa escola parabeniza a professora por se superar a cada trabalho e a motivar os estudantes no aprendizado na Língua Inglesa.
Acompanhamento pedagogas Josiane Branco (6ºs anos manhã) e Sharlene Pizzaia (Anos Finais Tarde).
Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags #caicbn #paginadocaic #educomunicação.
Autor:
Patricia Molina Treufeldt.
|
Fonte:
Andreia Freitas