Memórias de Infância

    Publicado por:  Priscila Mariana Krzyzanowski

MEMÓRIAS DE INFÂNCIA

O que você lembra da sua infância?

Com essa pergunta iniciou-se uma sequencia didática sobre as brincadeiras de criança. Uma série de atividades desenvolvidas pelas professoras de Permanência II do CMEI, Ângela, Dirlene e Priscila.

Pensando neste tema as professoras utilizou das obras do Artista contemporâneo Ricardo Ferrari. Ele retrata a infância com diversos brinquedos como, aros, rodas, peões, cordas e cenas de circo e quintais onde se desenrolam as diversas atividades infantis, comuns à sua época, que já não produzem a mesma intensidade no encantamento das crianças de hoje. Desse modo esta mesma proposta foi desenvolvida com as famílias da nossa Unidade, realizando um desenho representando as brincadeiras de sua infância.

As brincadeiras e jogos vêm mudando desde o começo do século XX até os dias atuais, nos diferentes países e contextos sociais, mas o prazer de brincar não muda. O brincar diz respeito à ação lúdica sejam brincadeiras ou jogos, com ou sem uso de brinquedos ou outros materiais e objetos. Brincam-se também usando o corpo, música, a arte o movimento e as palavras.

Ao resgatar essas brincadeiras, proporcionamos a oportunidade da atual geração de crianças que também se deliciam com as brincadeiras tradicionais, onde percebemos o entusiasmo delas. Algumas já conheciam relatando que brincavam em casa com a família.

O fazer pedagógico da educação infantil, engloba três eixos principais na prática de linguagem movimento, são eles: Autonomia e identidade; Socialização e ampliação do conhecimento das práticas corporais. Sendo assim, o brincar e o movimento estão interligados, o brincar como espaço privilegiado de interação e elaboração de conhecimentos e o movimento como ferramenta para essas relações.

No desenvolvimento da sequencia foram apresentadas brincadeiras tradicionais, de roda, Pular corda, Bambolês, Bolinhas de gude, Cabo de guerra, Pula Carniça (ou Pula sapinho) e Corrida do saco. Nas etapas seguintes ainda teremos outras brincadeiras a aprenderem e descobrirem suas identidades multiculturais.

Autor: Miguel Arraes, CMEI | Fonte: Priscila Mariana
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Brincadeiras
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