No QUARTA-FEIRA dia 06/10 os estudantes das turmas de 5ºANO concluíram uma ação social a partir das reflexões sobre problemas ambientais presente no componente curricular de Geografia, nas Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental e também nas ODS - Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
As Diretrizes Curriculares Municipais de Educação Ambiental orientam que, como Cidade Educadora, a Rede Municipal de Ensino deve sustentar no Ensino Fundamental o entendimento da Educação Ambiental em prol da sustentabilidade diante das questões socioambientais com vistas à transformação social.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Dessa forma, os estudantes das turmas de 5ºano investigaram um ambiente próximo da escola, a "Prainha da Itupava", um local muito movimentado no bairro nos finais de tarde e finais de semana. A “prainha” de Curitiba é um endereço gastronômico da Rua Itupava, no Alto da XV. Quem passa por ali, bem aonde a rua cruza com a linha do trem, pode ver uma multidão de pessoas de todas as idades que aproveitam a área da pracinha e as calçadas como salão principal.
Nesse local os estudantes verificaram a necessidade de uma grande ação de conscientização para os frequentadores, pois encontraram muito lixo jogado pelas calçadas e na área verde. Então produziram textos jornalísticos, de opinião, construíram pequenos cartazes e banners que foram distribuídos nos restaurantes e também na área ao redor deles.
Essa ação social é de grande importância para a conscientização do consumo responsável, qualidade de vida e preservação da vida terrestre.
Autor:
Luciana Brustolin Biscaia
|
Fonte:
Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D'Elboux